Estudantes do curso de Medicina Veterinária da UFCG visitam Centro de Mamíferos Aquáticos na Ilha de Itamaracá

Um grupo de alunos que cursa a disciplina Prática Hospitalar, do 8º período do curso de Medicina Veterinária, do Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR, da UFCG, campus localizado na cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, esteve visitando o Centro de Mamíferos Aquáticos - CMA, na Ilha de Itamaracá, no Estado de Pernambuco. Os estudantes estavam acompanhados dos professores Almir Pereira de Souza e Danilo Aires, e nesta aula prática, conheceram além dos profissionais, todas as atividades do Centro de Mamíferos Aquáticos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis - CMA-IBAMA, naquela ilha, onde se desenvolve um projeto de conservação do peixe-boi marinho (foto).

Segundo o professor Almir Pereira, a visita teve o objetivo de apresentar aos alunos uma vertente ainda pouca explorada na profissão de médico veterinário, que é o manejo de animais exóticos, neste caso em particular o peixe-boi. “Nosso objetivo também foi desenvolver uma consciência ecológica nestes futuros profissionais para que estejam engajados na luta pela conservação de espécies em risco de extinção”, salientou o professor.

A médica veterinária Fernanda, responsável pelo Serviço Veterinário do CMA, recebeu os professores e estudantes e fez uma preleção sobre os principais trabalhos executados pelo Centro, incluindo as atividades do Laboratório de Análises Clínicas, onde são feitos exames para monitorar e saúde dos animais. Os integrante da equipe da UFCG também assistiram a um vídeo educativo produzido pelo programa Globo Ecologia da Rede Globo de TV. Ao término da visita,  a Dra. Fernanda presenteou a UFCG com uma publicação intitulada Protocolo de conduta para encalhes de mamíferos aquáticos, editado Ministério do Meio Ambiente / IBAMA.

O professor Almir Pereira frisa que são importantes visitas desta natureza para enriquecer os alunos. Um aspecto positivo do encontro foi a possibilidade de convênio entre a UFCG e o CMA, com vistas ao envio de material para o acervo do curso de Medicina Veterinária, em Patos, estágios para alunos e professores, e desenvolvimento de futuros projetos de pesquisa. Esta semana, o professor estará discutindo com a direção do CSTR, a minuta para a celebração deste convênio.

Data: 20/02/2006