Brasil pode cumprir meta de universalização do ensino

O Brasil está próximo de alcançar a meta de universalização da educação primária, um dos oito objetivos do milênio estabelecidos em 2000 pela ONU para 2015. O documento foi assinado por 191 Estados-membros da organização.

Em 2007, último período de análise disponível nos dados oficiais, o índice de crianças brasileiras de 7 a 14 anos que frequentavam a escola básica era de 97,6% -contra cerca de 80% das crianças nessa faixa etária no começo dos anos 90.

A média, no entanto, esconde disparidades importantes, entre elas a baixa frequência escolar em regiões isoladas, sobretudo no Norte e no Nordeste. Os altos índices de evasão escolar no ensino fundamental e no ensino médio igualmente prejudicam a avaliação positiva.

Na média global, segundo dados do Pnud (Programa da ONU para o Desenvolvimento), a realidade escolar é pior. A média de matrículas do ensino básico no planeta cresceu de 80% das crianças em idade escolar em 1991 para 88% em 2005.

"Mais de 100 milhões de crianças em idade escolar continuam fora da escola. A maioria são meninas que vivem no sul da Ásia e na África Subsaariana", relata o Pnud em seu site institucional. Na América Latina e Caribe, segundo dados do Unicef, há 4,1 milhões de crianças fora da escola.

"A educação de qualidade é provavelmente a única maneira de obtermos um desenvolvimento econômico e social realmente sustentável, com tecnologias cada vez mais sofisticadas. Infelizmente, essa não é uma realidade para milhões de pessoas em todo o planeta", resumiu a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova. (André Palhano)

(Folha de SP, 24/11)

Data: 24/11/2009