topo_cabecalho
Educação profissional é estratégica para inserção do Brasil no mundo, afirma Lula

Presidente participou da abertura do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica nesta segunda-feira, 23

 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que a inserção do Brasil no cenário mundial tem como pré-requisito a formação do povo. "Nesse sentido, a educação profissional é estratégica", ressaltou.

De acordo com o presidente, deverão ser inauguradas até o final do ano que vem 354 novas escolas técnicas e ofertarão mais de 500 mil vagas. Para Lula, mais importante do que o número de novas escolas criadas nos últimos sete anos - 96 até agora - é a mudança de paradigma que permitiu a melhoria da qualidade do ensino. "A participação de todos os estados brasileiros no fórum e de estudantes, professores e especialistas de 16 países mostra a importância do ensino profissional e técnico" disse.

O Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que faz parte das comemorações dos 100 anos de criação das primeiras escolas federais de educação profissional e tecnológica no país, segue até sexta-feira (27), com mais de 200 atividades.

A abertura do fórum foi acompanhada pelos ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende; da Educação, Fernando Haddad, além de demais integrantes do Governo Federal, sociedade civil e entidades representativas da classe estudantil.

Na ocasião, Lula citou o político e ex-presidente, Nilo Procópio Peçanha, como o criador das primeiras escolas de aprendizes, em 1910. Ele falou ainda que pouco antes de morrer, Nilo chegou a falar que teria cometido um erro ao criar as primeiras 19 instituições. E, que ao invés de fundar esse número de escolas deveria ter criado mais de 200.

"Fico feliz por nosso governo ter ampliado o número de instituições profissionalizantes. E, isso tudo, devemos também ao Congresso Nacional que modificou a lei que tirava do Estado a responsabilidade das escolas técnicas", ressaltou.

O presidente acrescentou ainda que atualmente nenhum jovem precisa sair de sua casa para frequentar um ensino profissionalizante. "Contruímos escolas por todo o país. Deus queira que meu sucessor continue a criar novas instituições de ensino técnico. E, mais que isso, supere sempre o número de escolas inaguradas", enfatizou.

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o fórum de educação profissional difere de outras conferências já realizadas porque os participantes vieram a Brasília voluntariamente, ao se inscreverem pela internet. "Todos aqui presentes são militantes da educação, que vieram discutir o que vai ajudar a construir um mundo diferente", enfatizou.

O comitê organizador do Fórum estima receber cerca de 15 mil participantes, que vão debater os seguintes temas relacionados à educação: trabalho, desenvolvimento sustentável, tecnologia e inovação; Culturas e integração, ética, inclusão e diversidade, e formação de trabalhadores da educação profissional.

A cerimônia de abertura teve as apresentações do Grupo Tholl Trupe Circense e da Escola de Teatro Bolshoi. O evento acontece ao longo da semana no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em  Brasília. O público estimado é de 15 mil participantes.


(Com informações das Assessorias de Comunicação do MEC e do MCT)


Data: 24/11/2009