Programa de intercâmbio de doutorandos entre Brasil e França lança novo edital

As inscrições vão até 15 de janeiro de 2010.

Foi publicado no Diário Oficial da União, o novo edital do Programa Colégio Doutoral Franco Brasileiro que pretende selecionar 30 doutorandos brasileiros para intercâmbio científico na França, em regime de co-tutela ou co-orientação. As inscrições vão até 15 de janeiro de 2010.

Formado por uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho de Presidentes de Universidades Francesas (CPU), o Colégio Doutoral Franco Brasileiro tem como objetivo formar recursos humanos de alto nível nos dois países.

Os selecionados terão direito ao financiamento de bolsas mensais no valor de 1,3 mil euros, passagens aéreas, auxílio instalação e seguro saúde. Além de financiamento compartilhado com a instituição francesa, para participação de um membro da banca, no país onde ocorrer a defesa da tese.

Um dos requisitos para os candidatos brasileiros é ser aluno dos cursos avaliados com nota igual ou maior que cinco. Cursos avaliados com nota quatro poderão ser considerados, mediante análise de justificativa apresentada pela coordenação do programa. Por parte dos candidatos franceses, é necessário ser estudante de universidades consorciadas com a CPU.

A previsão é de que os resultados sejam divulgados em março de 2010, para que o início das atividades aconteça em abril do próximo ano.

Confira o edital.

Data: 23/11/2009