Hospital Regional de Cajazeiras oferece vagas para Residência Médica

Inscrições serão realizadas de 3 a 18 de dezembro no local, ou via sedex

A Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba está oferecendo duas vagas para o processo seletivo destinado ao curso de pós-graduação lato sensu, modalidade Residência Médica, no Hospital Regional de Cajazeiras (HRC). O curso acontece em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Secretaria de Saúde do Município de Cajazeiras e a Faculdade Santa Maria.

As vagas são para a área Medicina de Família e Comunidade e as inscrições serão realizadas de 3 a 18 de dezembro na Secretaria da Comissão de Residência Médica (COREME), situada no 1º andar do HRC, das 8h às 12h e das 14h às 16h, ou via sedex. As inscrições feitas pelos Correios devem ser encaminhadas para o seguinte endereço: Hospital Regional de Cajazeiras –, Comissão de Residência Médica. Rua Tabelião Antônio Holanda, S/N, Centro, Cajazeiras, PB. O CEP é 58.900-000.

O Programa de Medicina de Família e Comunidade tem a duração de anos a partir de 2010 é e credenciado pela Comissão Nacional de Médicos Residentes (CNRM).  O Programa utiliza como campo de treinamento o Hospital Regional de Cajazeiras, as Unidades de Atenção Básica do Sol Nascente e o Posto de Assistência Primária à Saúde (PAPS/UFCG).

O curso de Especialização, caracterizado pelo treinamento em serviço, é destinado a médicos formados em Escolas Médicas, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e médicos estrangeiros que preenchem os requisitos exigidos no Manual e da Legislação Brasileira, com Diploma devidamente válido. Os candidatos que estiverem cursando o último (12º) período do Curso de Medicina (internato), também podem participar da seleção.

A Prova será realizada no dia 9 de janeiro de 2010, a partir das 8h, com duração de quatro horas, no Núcleo de Educação Permanente em Saúde, no HRC.  O resultado será publicado até o dia 16 de janeiro na Secretaria da Comissão de Residência Médica. A nota final será obtida pela médica aritmética da nota da prova de Conhecimentos Gerais em Medicina (peso 90%) e a nota do Coeficiente de rendimento Escolar (CRE) ou documento equivalente (peso 10%).

A Residência Médica terá início no primeiro dia útil de fevereiro de 2010 e a presença do candidato é obrigatória e indispensável. O candidato que não se apresentar será considerado desistente e eliminado do Processo Seletivo, segundo explica José Dilbery de Oliveira, coordenador da Comissão de Residência Médica do Hospital. O HRC possui área internação, ambulatório, maternidade, UTIs e banco de leite humano. A estrutura ainda conta com 150 leitos distribuídos entre as várias especialidades médicas, Centro Cirúrgico com três salas, estando em construção mais quatros.

Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone: (83) 3531 4456/4457/3618. Edital, Manual do Candidato e Formulário de Inscrição podem ser acessados nos sites: www.ufcg.edu.br e  www.cfp.ufcg.edu.br. O candidato deverá ficar com uma cópia do comprovante de depósito como prova de sua inscrição. O contato com a Comissão de Residência Médica é crmhrc@cfp.ufcg.edu.br.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 23/11/2009