Representante da Finep reúne-se com pesquisadores da UFCG

Ricardo Rosas destacou o potencial da UFCG na conquista dos financiamentos e fez referência ao reconhecimento nacional e internacional da instituição

Comentar o processo de avaliação dos editais CT-Infra, de modernização e infra-estrutura e dos serviços de apoio à pesquisa desenvolvidas em instituições públicas de ensino superior foi um dos pontos da conversa do chefe do Departamento de Infra-estrutura das Universidades da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ricardo Rosas, com pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

“Estamos prestando contas, informando o quanto o programa tem avançado e contemplado as universidades. Ano passado, por exemplo, foram aprovados R$ 360milhões e, no programa especifico para expansão das universidades, R$ 60 milhões. Nossa perspectiva é de que nos editais deste ano esses valores sejam, no mínimo, mantidos”, comentou Rosas, registrando que, desde sua criação, em 2001, o CT-Infra já financiou 1.032 projetos, num total de R$ 1,66 bilhão.

Ele também destacou que, embora a lei reserve 30% do volume financiado, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste têm atingido, por méritos, um percentual próximo aos 40%. Registrando a expressão e o grande número de instituições concorrentes do Sul e Sudeste, destacou o potencial da UFCG na conquista dos financiamentos e fez referência ao reconhecimento nacional e internacional da instituição como centro de excelência em tecnologia.

Inovação e pesquisas de impacto regional foram apontadas pelo coordenador como pontos relevantes para que um projeto conquiste a aprovação num CT-Infra. E adiantou que, no ano que vem, a Finep promoverá encontros regionais onde as instituições deverão apresentar os resultados, o impacto do projeto na instituição.

O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira, 20, no auditório do Centro de Engenharia e Informática (CEEI) e contou com a participação do pró-reitor de Pós-graduação da UFCG, Rômulo Navarro. No final da tarde, Rosas participou da inauguração do Laboratório de Referência em Controle e Automação (Larca) da UFCG, construído com financiamento do CT-Infra, no valor de R$ 1,5 milhão.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 20/11/2009