Inaugurado na UFCG o Laboratório de Referência em Controle e Automação

Larca vai beneficiar 200 alunos e professores de Pós-Graduação das Engenharias Química e Elétrica

Foi inaugurado pelo reitor Thompson Mariz no final da tarde desta sexta-feira, 20, o Laboratório de Referência em Controle e Automação (Larca) da UFCG, no campus de Campina Grande. Construído com recursos do Fundo de Infra-Estrutura (do CT-Infra), o Larca vai beneficiar cerca de 200 alunos e professores da instituição, dos cursos de Pós-Graduação das engenharias Química e Elétrica.

“Esse foi mais um passo significativo conquistado pela UFCG, entre as inúmeras ações em prol da melhoria da instituição desenvolvidas pela administração, sejam nos investimentos feitos na sua infraestrutura, na capacitação profissional dos servidores ou na ampliação do quadro docente, através da absorção de professores qualificados”, comemorou Mariz, em seu discurso de agradecimento.

O chefe do Departamento de Infraestrutura da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Ricardo Rosa, presente à inauguração, enfatizou a importância do empreendimento para a instituição campinense, destacando os impactos científicos que o Laboratório proporcionará para a UFCG, beneficiando pesquisas desenvolvidas por professores e alunos. “Desde 2001, a Finep já investiu o equivalente a R$ 1,6 bilhão em obras e compras de equipamentos para universidades brasileiras. Deste total, mais de R$ 1 bilhão já foram repassados para as instituições”, falou.

Ele também lembrou que, em se tratando da UFCG, a Finep tem sempre liberado recursos para melhorias na infraestrutura e aquisição de equipamentos. Para o reitor Thompson Mariz, todos os investimentos serviram, e estão servindo, para colocar a UFCG no patamar das melhores universidades do país, em se tratando avanços tecnológicos e de pesquisas. “Hoje, estamos competindo com a massa crítica de intelectuais de todo o Brasil, mantendo um nível de alta qualidade de ensino”, avaliou.

Larca

A construção do Larca custou cerca de R$ 1,5 milhão. Os recursos foram oriundos do CT-Infra, órgão ligado à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), usados tanto na edificação como na compra de equipamentos. O Laboratório foi concebido através de uma parceria entre as Unidades Acadêmicas de Engenharia Química do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e Engenharia Elétrica do Centro de Engenhara Elétrica e Informática (CEEI).

Os valores foram liberados em 2005 e 2006 e o Larca foi construído num período de um ano e meio, numa área de 600 m², próximo ao curso de Engenharia Elétrica. O local dispõe de equipamentos de ponta, com tecnologia avançada, nas suas salas. Faz parte do edifício: auditório e laboratórios.

O laboratório contará com equipamentos para experimentos práticos, tais como coluna de destilação (convencional, extrativa e azeotrópica), simulador em tempo real de energia elétrica e sistema de manufatura flexível. Coordenarão o Laboratório, além de Romildo Brito, os professores de Engenharia Elétrica, Antônio Marcus Nogueira Lima e Benemar Alencar.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 20/11/2009