topo_cabecalho
UFCG inaugura Laboratório de Referência em Controle e Automação nessa sexta-feira

Unidade contará com computadores de última geração e equipamentos para experimentos práticos

 

Será inaugurado na próxima sexta-feira, 20, às 17h, na UFCG, campus de Campina Grande, o Laboratório de Referência em Controle e Automação (Larca), concebido através de uma parceria entre as Unidades Acadêmicas de Engenharia Química do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e Engenharia Elétrica do Centro de Engenhara Elétrica e Informática (CEEI), para o desenvolvimento de atividades de Pós-Graduação dos dois cursos.

 

O Larca vai beneficiar cerca de 200 alunos e professores, segundo um dos coordenadores do Laboratório, professor Romildo Brito, da Unidade de Engenharia Química. A construção do Laboratório levou em torno de um ano e meio. Os recursos, na ordem de R$ 1,5 milhão, foram oriundos Fundo de Infra-Estrutura (do CT-Infra), órgão ligado à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e usados tanto na edificação como na compra de equipamentos.

 

Os valores foram liberados pelo governo federal em duas chamadas, uma em 2005 e outra em 2006. O Larca, que estará funcionando a partir da próxima segunda, 23, foi construído numa área de 600 m², próximo ao curso de Engenharia Elétrica. Conta com salas, auditório, laboratórios, além de computadores de última geração, reatores químicos, entre outros equipamentos.

 

O Laboratório contará com equipamentos para experimentos práticos, tais como coluna de destilação (convencional, extrativa e azeotrópica), simulador em tempo real de energia elétrica e sistema de manufatura flexível. Coordenarão o Laboratório, além de Romildo Brito, os professores de Engenharia Elétrica, Antônio Marcus Nogueira Lima e Benemar Alencar.  

 

CT-Infra

 

Criado para viabilizar a modernização e ampliação da infra-estrutura e dos serviços de apoio à pesquisa desenvolvida em instituições públicas de ensino superior e de pesquisas brasileiras, por meio de criação e reforma de laboratórios e compra de equipamentos, além de outras ações, o CT-Infra busca sempre investir em instituições de qualidade e referência em tecnologia, como é o caso da UFCG.

 

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)


Data: 18/11/2009