topo_cabecalho
Prêmios Capes de Teses 2009: distinção para os melhores trabalhos de doutorado no país

Trabalhos devem ser enviados pelas pró-reitorias até 20 de janeiro

 

Este ano, o Grande Prêmio homenageia os cientistas José Leite Lopes, na categoria das Engenharias, Ciências Exatas e da Terra; Lucio Costa, nas Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Lingüística, Letras e Artes; e Carlos Chagas, nas Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias

 

A Capes vai premiar as melhores teses aprovadas em 2008 no Brasil nos programas de doutorado reconhecidos pela instituição, por meio do Prêmio e do Grande Prêmio Capes de Teses, em sua quarta edição.

 

Até o dia 20 de janeiro de 2010, as pró-reitorias de pós-graduação interessadas em participar da edição 2009 da premiação devem encaminhar a Capes as teses indicadas pelos cursos de doutorado na respectiva área de conhecimento. Não é necessário que o aluno se inscreva para o concurso. A tese pode ser indicada pelo orientador, por membros da banca ou comissão específica para este fim.

 

O Prêmio Capes de Teses selecionará 46 trabalhos, um para cada área de avaliação da instituição. Os autores dos estudos vencedores receberão certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de um ano. Seus orientadores ganharão auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional ou valor semelhante para aplicar em custeio de pesquisa.

 

Já o Grande Prêmio Capes de Teses selecionará as obras vencedoras da outra premiação, agrupadas em grandes áreas do saber. Serão três premiados, um em cada categoria: "José Leite Lopes", para os trabalhos em Engenharias, Ciências Exatas e da Terra; "Lucio Costa", designado às Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Lingüística, Letras e Artes; e "Carlos Chagas", para as Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias. Os nomes das categorias são homenagens anuais a personalidades das grandes áreas.

 

O Grande Prêmio de Teses consistirá em certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado internacional de um ano, para o autor da tese. Ao orientador caberá auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional ou soma semelhante para custear projeto de pesquisa. Os vencedores devem usufruir das bolsas em até dois anos.

 

Mais informações sobre a premiação no site da Capes: www.capes.gov.br

 

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Capes)


Data: 13/11/2009