Projeto da UFCG pretende levar conhecimento musical à comunidade do Mutirão

A proposta é que alunos do curso de Arte e Mídia participem com aulas de vários instrumentos

Música para a Comunidade: Projeto de Extensão da Universidade Federal de Campina Grande para Crianças Carentes, como Ação de Responsabilidade Social. Este é o tema do projeto de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública, da servidora da UFCG, Sônia Maria dos Santos, lotada na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UAAM), no campus de Campina Grande.

Segundo a autora do projeto, a ideia surgiu a partir do interesse que a própria UAAM tem de desenvolver esse tipo de trabalho com uma comunidade desprovida de recursos financeiros, na qual o estudo da música não faz parte da sua vivência. “A possibilidade de inserir a extensão musical como prática educativa de responsabilidade social e como atividade meio na construção de um cidadão livre, é a meta do projeto”, garante Sônia.

Para ela, a música tem alcançado espaços nas escolas brasileiras, principalmente na rede particular. “Na rede pública, a realidade é outra bem diferente e é essa realidade que as crianças e adolescentes da periferia conhecem”, declara. O trabalho tem como objetivo propiciar apoio intelectual, cultural e social às crianças e adolescentes moradoras do bairro Mutirão, em Campina Grande.

A interação entre a UFCG a referida comunidade, visa à implementação do ensino musical para as crianças e proporcionando perspectivas de desenvolvimento artístico-musical, reafirmando o compromisso social da Universidade com a sociedade. O projeto também tem o propósito de  colocar a extensão extramuros como prática acadêmica, levando o conhecimento musical a partir do curso de música.

Dentro da proposta do trabalho de Sônia, as aulas poderão ministradas por graduandos do Curso de Graduação em Música da UFCG.  “A participação no projeto os levará a desenvolver atividades artísticas utilizando os instrumentos: violão, violino, violoncelo e flauta doce, além de estimular o desenvolvimento das crianças carentes e criar um ambiente propício ao seu desenvolvimento social”, comenta.

Considerando que a atividade de extensão é um instrumento de mudanças nas próprias instituições nas quais se desenvolvem e nas comunidades nas quais estão inseridas, a autora acredita que o projeto trará inúmeros benefícios para a comunidade tanto no âmbito musical como no social.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 11/11/2009