topo_cabecalho
HUAC realiza primeira cirurgia cardíaca nesta quinta

Paciente, de 29 anos, é da cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça e sofre de valvulopatia mitral

 

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), administrado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), realizará na manhã dessa quinta-feira, 12, sua primeira cirurgia cardíaca.

 

De acordo com a diretora Alana Abrantes, a paciente, de 29 anos, é da cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça, no Brejo paraibano, e sofre de valvulopatia mitral.

 

Com a implantação do serviço especializado em cirurgia cardíaca, único em hospital público de Campina Grande, a direção do HUAC espera realizar cerca de 16 procedimentos cirúrgicos por mês.

 

“Estamos bastante felizes em poder oferecer um serviço de tamanha importância para a população de Campina e região”, afirma a diretora, lembrando que, muitas vezes, os pacientes tinham que se deslocar para outras cidades para serem submetidos a esse tipo de cirurgia.

 

A valvulopatia mitral é uma doença cardíaca caracterizada pelo estreitamento do orifício da válvula que aumenta a resistência ao fluxo sangüíneo do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo.

 

As doenças cardiovasculares são responsáveis pela maior taxa de mortalidade do mundo. Relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que elas causam cerca de 30% de todas as mortes.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)


Data: 11/11/2009