topo_cabecalho
Lousa digital com display de baixo custo é novidade em evento internacional

São Paulo sedia, de 16 a 19 de novembro, o maior fórum de discussões sobre displays na Ibero-América e recebe os principais pesquisadores do mundo


Consagrado como o mais importante fórum para a discussão de tecnologia de displays no Brasil e na Ibero-América, o Latin Display 2009 acontecerá de 16 a 19 de novembro e trará as principais inovações mundiais em pesquisas e desenvolvimento industrial em displays.

O evento será realizado pela primeira vez em São Paulo (SP), o que é apontado por especialistas como resultado da consolidação do estado como liderança em displays no Hemisfério Sul. Pesquisadores, representantes de empresas tecnológicas e de programas de governos do Brasil, Argentina, Chile, Peru, Cuba, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Reino Unido, Holanda, França, Alemanha, India, Corea e China estão entre os participantes.

Além da apresentação das novidades tecnológicas, como a lousa digital de baixo custo desenvolvida no Brasil, o evento tratará de aspectos econômicos do setor. Atualmente o mercado de displays movimenta US$ 120 bilhões em todo o mundo, com crescimento anual de 20% aproximadamente. A previsão é de que, até 2012, o Brasil seja o terceiro maior consumidor de displays do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

O LatinDisplay 2009 apresentará iniciativas para fomentar a pesquisa e produção de displays no Brasil. Entre os destaques estão novos displays criados para a área médica, como os utilizados em diagnósticos por imagens, e o sistema de captura de movimento, que permite registrar os movimentos do corpo humano com precisão milimétrica. Há ainda novidades na área de educação com a apresentação de uma nova versão da carteira digital e a lousa digital de baixo custo, inteiramente desenvolvida no Brasil a partir de uma patente do Governo Federal.

A programação completa do LatinDisplay, organizado pela Associação Brasileira de Informática (Abinfo), com apoio de várias instituições públicas e privadas, em especial do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, de Campinas, está disponível no site www.abinfo.com.br/ld2009.


Data: 10/11/2009