Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros promoverá Encontro da Consciência Negra da UFCG

Programação tem início às 8h da próxima segunda, dia 16, no Centro de Extensão

Com o objetivo de colocar as questões raciais na pauta da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), será realizado na próxima segunda, dia 16, no auditório do Centro de Extensão do campus de Campina Grande, o 1º Encontro da Consciência Negra da UFCG.

Promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFCG e pelo Movimento Negro de Campina Grande, com o apoio da Associação dos Docentes da universidade (ADUFCG), o evento servirá de espaço para a discussão de questões polêmicas, como a adoção de cotas para ingresso na instituição, além de atos de racismo nas áreas de atuação da universidade e a necessidade da implantação da Lei federal 10.639, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afrobrasileira nos ensinos fundamental e médio.

A programação tem início às 8h, com a mesa-redonda A UFCG e as políticas de ações afirmativas: o estado da questão. Os debatedores serão o pró-reitor de Ensino, Vicemário Simões, e os professores Antônio Berto Machado, da Unidade Acadêmica de Letras, e Luciano Mendonça de Lima, da Unidade Acadêmica de História e Geografia, atuando como mediadora a professora Juciene Ricarte Apolinário, da Unidade Acadêmica de História e Geografia.

À tarde, o evento prossegue com a mesa-redonda Violência policial, racismo e direitos humanos: um debate necessário, com os debatedores Marcos Marcone, coronel da Polícia Militar da PB; Jair Silva, do Movimento Negro de CG, e Maurino Medeiros, professor da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais. O mediador será o presidente da ADUFCG, Josevaldo Cunha.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 10/11/2009