Autorizada contratação de 40 novos professores na UFCG

Vagas são provenientes de concursos realizados no âmbito do Reuni e do Plano de Expansão da universidade

Serão publicadas na próxima segunda-feira, 9, no Diário Oficial da União, 40 portarias de contratação de professores efetivos para a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Elas são provenientes de concursos públicos realizados no âmbito do Reuni e do Plano de Expansão, neste segundo semestre do ano. As contratações estão distribuídas pelos campi de Cajazeiras (7), Cuité (7), Patos (4), Pombal (5), Sousa (5) e Sumé (4), além das destinadas ao CCBS (3), CEEI (3) e CCT (2), em Campina Grande.

Segundo a Secretaria de Recursos Humanos da UFCG, o mês passado a universidade já havia publicado 31 portarias de contratação que, somadas a essas, chegam a 71 novos professores assumindo cargos na instituição, em menos de 30 dias. A perspectiva é de que novas vagas, das já pactuadas pelo Reuni e Plano de Expansão, tenham suas portarias de contratação autorizadas pelo Ministério do Planejamento ainda este ano.

A notícia da publicação das portarias chega um dia após o reitor Thompson Mariz tornar público a impossibilidade de realizar novos concursos, ainda este ano, para o preenchimento de vagas não contempladas pelo Reuni nem pelo Plano de Expansão, cuja necessidade foi detectada após estudo da reitoria e que seriam utilizadas para os quadros docentes dos cursos de Enfermagem e Medicina (em Cajazeiras), Engenharia de Produção e Nutrição, como também a implantação do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), obrigatória para as licenciaturas e opcional para os demais cursos.

Novos concursos

A garantia da realização de novos concursos, ainda este ano, para as vagas solicitadas pela UFCG extra-Reuni e Plano de Expansão, não está completamente descartada pelo reitor Thompson Mariz. Ele disse que continuará buscando junto ao MEC a liberação dessas vagas, principalmente as de docentes, “mesmo que sejam concedidas de forma escalonada”.

O reitor observou que as vagas para técnico-administrativos não são tão urgentes, pois os estudos trazem uma projeção das aposentadorias nos próximos três anos. No entanto, as destinadas a professores são imprescindíveis por repercutirem no objetivo máximo da universidade: a qualidade dos cursos.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 06/11/2009