Medidas de segurança do Vestibular da UFCG são mais rigorosas este ano

Canetas que não tiverem corpo transparente serão recolhidas pelos fiscais

Porte de aparelho celular, uso de chapéu, boné ou lenços, aparelhos eletrônicos, relógios digitais, calculadoras ou quaisquer outros acessórios que caracterizem possibilidade de tentativa de fraude, incluindo canetas com corpo não-transparente, estão proibidos pela Comissão de Processos Vestibulares (Comprov), nos locais de aplicação de prova da primeira etapa do Vestibular 2010 da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que acontece neste domingo, 8, e na segunda-feira, 9.

A cada ano o número de fiscais e de detectores de metal tem sido ampliado. Ao todo serão mais de 1.800 fiscais atuando na fiscalização com a colaboração de agentes da Polícia Federal, que realizarão visitas ostensivas aos locais de prova. “Os banheiros e ambientes extra-sala serão revistados constantemente e para cada sala está reservado um detector de metal que, obrigatoriamente, revistará o candidato”, ressaltou o presidente da Comprov, Marcos Gama.

Canetas

Os candidatos só poderão realizar as provas com canetas esferográficas de tinta preta ou azul, e de corpo transparente. “Hoje em dia, com os avanços tecnológicos, há no mercado canetas e relógios dotados de recursos que permitem captação e transferências dados, que podem ser utilizados para ações fraudulentas”, destacou Gama.

As canetas que não tiverem corpo transparente serão recolhidas pelos fiscais e ficarão acondicionadas em invólucros até o final da prova.

Celulares

Uma atenção especial para a não-condução do telefone celular tem sido reforçada pela Comprov para evitar constrangimentos e corre-corre, antes do início da prova, com os candidatos em busca de um lugar para deixá-lo. “O manual do candidato evidencia as regras, a imprensa e os colégios alertam para que os alunos deixem o aparelho em casa, mesmo assim ainda continuam ocorrendo eliminações pelo porte”, observa Gama, lembrando que as medidas, embora possam parecer exageradas, visam à lisura e segurança do processo.

Vestibular 2010

A UFCG está oferecendo 4.910 vagas em 67 cursos de graduação, distribuídos nos campi de Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé. O Vestibular 2010 apresenta uma oferta de vagas 23% maior em relação à edição 2009, além de 12 novas opções de cursos, a exemplo de Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Social e Psicologia, no campus Campina Grande. No total, foram inscritos 23.688 candidatos.

Como a Comprov aboliu a 1ª etapa para os próximos concursos, o vestibular em duas etapas ainda será realizado nesta edição para que os candidatos que efetuaram a 1ª etapa no vestibular passado e que não obtiveram notas satisfatórias possam realizar novas provas. As provas da 1ª etapa se referem ao conteúdo do 1º e do 2º Ano do ensino médio, enquanto que a 2ª etapa, ao conteúdo do 3º Ano.

As provas da 2ª etapa serão realizadas nos dias 13 e 14 de dezembro.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 07/11/2009