Universidades conhecem o novo Portal de Periódicos

A ferramenta passou por um ano de aprimoramento e agora está mais interativa

Na manhã desta quinta-feira, 28, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realizou o pré-lançamento do novo Portal de Periódicos. A ferramenta passou por um ano de aprimoramento e agora está mais interativa, ágil, com acesso facilitado e conteúdo expandido, atendendo a variados perfis de pesquisadores.

O presidente da Capes, Jorge Guimarães, ressaltou o fato de os países mais desenvolvidos não possuírem um portal semelhante. “Possuem alguns com acesso de poucas instituições e para determinadas áreas, mas nada comparado ao Portal de Periódicos”. Para ele, o novo instrumento mudará o conceito de biblioteca e contribuirá para o desenvolvimento de cursos de biblioteconomia.

Nova ferramenta

O Portal continuará permitindo todas as buscas já existentes, no entanto, agora também estará disponível o sistema de busca integrada, que permite a pesquisa em todas as bases ao mesmo tempo. No antigo sistema era necessário procurar em cada uma separadamente.

O sistema permite várias possibilidades, entre elas, a busca por palavras-chave, títulos, autores, primeira letra do periódico e bases. Outra novidade é a possibilidade de cadastro de senha por usuário. O pesquisador poderá cadastrar seu e-mail e senha na instituição e, dentro do seu perfil, salvar as pesquisas já realizadas. “As inovações são no sentido de dar mais flexibilidade à pesquisa e mais capacidade de gestão das informações acessadas diariamente”, garante o presidente da Capes, Jorge Guimarães.

A coordenadora-geral do Portal de Periódicos, Elenara de Almeida, informou que, com o novo sistema, o portal passou de 15.475 periódicos para 21.500, pois agregou novos conteúdos de acesso livre. Ela disse ainda que, em 2010, outros módulos estarão disponíveis, entre eles o de estatísticas. “Hoje, cada editor encaminha seus dados estatísticos. No ano que vem a atualização dos dados será automática”, explica.

Outra melhoria apresentada pelo novo portal é o maior uso do idioma português nos menus, janelas e abas de navegação. “Este fato facilita a pesquisa por estudantes que não dominam outro idioma”, diz Jorge Guimarães.

Teste

A partir de hoje, 28, bibliotecárias, jornalistas e pró-reitores de pós-graduação de 11 instituições escolhidas para utilizarem o Portal, em caráter experimental, vão acessar o novo instrumento, realizar pesquisas e encaminhar à Capes, até o dia 8 de novembro, sugestões para melhoria e possíveis correções no sistema. As contribuições recebidas serão utilizadas no aprimoramento da ferramenta para o seu lançamento oficial, no dia 11 de novembro, data em que serão comemorados os nove anos do Portal de Periódicos.

As 11 instituições são: universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Goiás (UFG), de Minas Gerais (UFMG), de Pernambuco (UFPE), do Pará (UFPA), de Santa Catarina (UFSC), do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Brasília (UnB). Outras instituições são: Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), Universidade Católica de Brasília (UCB) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

(Capes)

Data: 29/10/2009