UFCG traça plano de ação integrada para desmembramento do Projeto Mina-Escola

A ideia é instalar uma unidade em Pedra Lavrada. Atividades acontecem atualmente em Santa Luzia

Estimular a extração mineral no município de Pedra Lavrada e ajudar no desenvolvimento tecnológico da mineração na região, através da criação de cooperativas de garimpeiros e fornecimento de tecnologia adequada, é a proposta defendida pela coordenação do Projeto Mina-Escola da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), para o desmembramento deste, como forma de garantir uma maior extração dentro Província Pegmatítica da Borborema, na região do Seridó paraibano.

A ideia é criar um núcleo avançado em Pedra Lavrada, onde existe uma maior concentração de minérios. Atualmente, o projeto, coordenado pelo professor Antonio Pedro Ferreira, do curso de Engenharia de Minas, está em funcionamento em Santa Luzia.

Antonio Pedro defende o desmembramento por considerar que a Mina-Escola poderá ser um importante instrumento a ser utilizado no Projeto Desenvolvimento da Pequena Mineração do Seridó Paraibano no Âmbito do APL Pegmatitos e Quartzitos, e, ao mesmo tempo, servir para realização de atividades acadêmicas exigidas pelo Projeto Pedagógico do curso de Engenharia de Minas.

“Outra consideração é que o local onde a Mina-Escola está instalada (Santa Luzia) apresenta uma série de restrições para seu funcionamento, como a ausência de minério que permita seu aproveitamento econômico e sua própria manutenção. Para a criação de um núcleo avançado em Pedra Lavrada, estamos sugerindo uma série de ações básicas integradas para reestruturação e revitalização da Mina-Escola”, avalia o professor.

Dentre as ações propostas está o estabelecimento de parcerias com outras instituições públicas e cooperativas dos pequenos produtores minerais da Paraíba que já demonstraram interesse pelo desmembramento, reestruturação e revitalização da Mina-Escola, a exemplo da Cooperativa de Garimpeiros de Nova Palmeira e a Cooperativa dos Pequenos Mineradores de Pedra Lavrada.

Província Pegmatítica da Borborema é uma das mais significativas do Brasil

A Província Pegmatítica da Borborema, situada na microrregião do Seridó do Estado é considerada uma das mais significativas províncias minerais do Brasil, com variedade de feldspato, caulim, quartzo, mica e gemas, segundo estudos feitos na área.

O professor destaca que a reestruturação do plano de ação poderá ser utilizada como um suporte indispensável para o desenvolvimento sustentável dos pequenos empreendimentos de mineração responsáveis pela extração de minerais característicos na província.

“Estes minerais têm um peso preponderante na economia de vários municípios da Paraíba e Rio Grande do Norte e o seu aproveitamento econômico é uma das principais fontes de renda das famílias que vivem na região, castigada pela estiagem”, defende. A atividade atua como suporte a diversos setores produtivos como cerâmica, siderurgia, metalurgia, petroquímica, construção civil, entre outros.

Na década de 80, o crescimento da demanda de minerais industriais no estado supriu as necessidades das indústrias no Nordeste e outras regiões do país, e hoje, no país, a mineração se constitui numa importante fonte de insumos para a indústria nacional. Dados do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), em 2007, confirmam que o segmento das pequenas minerações representa mais de 70% dos empreendimentos minerais em atividade no Brasil.

Atividades podem acabar com a extração ilegal

Em linhas gerais, quase toda a atividade ligada à produção de minerais nessa região da Paraíba apresenta alto nível de informalidade, incompatível com os padrões desejáveis de qualidade ambiental, de produtividade e de saúde e segurança dos trabalhadores. Geralmente, a atividade é conhecida como garimpo.

Considerando que a Mina-Escola tem um importante papel no desenvolvimento sustentável, sob o aspecto social, econômico e ambiental, da pequena mineração da região e em especial das cooperativas de pequenos produtores minerais, é importante lembrar que o plano pode ser indispensável para promover uma integração maior entre esses produtores e o setor mineral no estado e acabar com a ilegalidade na extração.

Entre as ações que podem contribuir para a melhoria do trabalho no setor, a prestação de serviços como beneficiamento de substâncias minerais, cursos de capacitação técnica, oficinas de sensibilização, seminários, e outros.

Mina-Escola

O Projeto Mina-Escola foi criado para fornecer suporte didático-científico aos graduandos e durante todos esses anos, muitas ações foram desenvolvidas e inúmeras pessoas a visitaram e foram unânimes em reconhecer o seu potencial e sua importância didática para aprimorar a formação profissional de técnicos em mineração, geólogos e engenheiros de minas.  Vários estágios já foram desenvolvidos dentro do projeto com sucesso por estudantes da UFCG e até do curso de Geologia da USP, que realizaram, em 1984, o mapeamento em detalhe da Mina-Escola.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 27/10/2009