topo_cabecalho
É da UFCG o melhor trabalho de pesquisa do 10º Congresso Brasileiro de Polímero

Estudo da aluna de mestrado Edvânia Teófilo analisa formação de fissuras em polímeros

 

A pesquisa da estudante Edvânia Teófilo, do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ganhou o prêmio de melhor trabalho de Mestrado no 10º Congresso Brasileiro de Polímero, em Foz de Iguaçu, PR.

 

Orientado pelos professores da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais, Marcelo Rabello e Suédina Lima, o trabalho Stress cracking e ataque químico do PET em soluções aquosas de hidróxido de sódio analisa falha de polímeros em que a peça está sujeita simultaneamente à ação de tensão mecânica e de um agente químico agressivo.

 

Nele, a estudante investigou os mecanismos de desenvolvimento de fissuras superficiais, a depreciação de suas propriedades de engenharia e a ocorrência de reações químicas durante a ação do stress- cracking, fenômeno de ruptura decorrente da formação de fissuras e resultante de tensões em material.

 

O professor Marcelo Rabello, membro da comissão organizadora do congresso e ministrante do mini-curso sobre Falhas Prematuras de Polímeros, destacou a expressiva participação da comunidade acadêmica do curso da UFCG na comissão avaliadora, coordenação de sessão e palestras.

 

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)


Data: 22/10/2009