Programa concede bolsas no exterior para participantes dos programas especiais da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) torna público nesta, terça-feira, 20, o regulamento para seleção e concessão de bolsas de diferentes modalidades no exterior com vistas a atender as áreas do conhecimento de natureza estratégica para o país em vinculação com os Programas Especiais da Capes.

A Capes concede bolsas aos participantes dos projetos de pesquisa integrantes do Programa Nacional de Apoio ao Ensino e à Pesquisa em Áreas Estratégicas (Pronap) e aos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), como forma de contribuir para a inserção internacional de estudantes e pesquisadores, o estabelecimento de intercâmbio científico e a abertura de novas linhas de pesquisa, de relevância para o desenvolvimento no país.

As bolsas para a realização de atividades no exterior são nas modalidades de graduação sanduíche, doutorado sanduíche e estágio pós-doutoral e sênior a pesquisadores participantes dos projetos de pesquisa aprovados pelos editais: RH-TVD nº 01/2007, MCT/CNPq/FNDCT/Capes/Fapemig/Faperj/Fapesp/Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia nº 15/2008, rede nanobiotecnologia 04/CII-2008 e Ciências do Mar nº 09/2009. O objetivo é o intercâmbio científico e o estabelecimento de parcerias internacionais, direcionado à execução dos projetos, sempre inserido no contexto institucional de atuação do candidato.

A duração das bolsas para realização das atividades no exterior varia de acordo com a modalidade concedida, sendo estabelecida segundo o cronograma de execução proposto na candidatura e dentro da vigência do projeto. A natureza das atividades que compreendem a estada no exterior apresenta a perspectiva de colaboração entre pesquisadores, não cabendo encargos recíprocos para desenvolvimento que impliquem, por exemplo, o pagamento de taxas escolares.

Deverão efetuar sua inscrição ao apoio da Capes somente aqueles que tiverem suas propostas aprovadas previamente pelos coordenadores-gerais dos projetos acima referidos. As inscrições são online. As orientações para candidatura podem ser obtidas aqui.

Data: 20/10/2009