Reitor da UFCG trata final da gestão 2009 com equipe administrativa

Na pauta, questões como aquisição de equipamentos, Reuni, vagas docentes, Universidade do Sertão e implantação dos Centros Vocacionais Tecnológicos

O reitor Thompson Mariz esteve na tarde desta terça, 20, reunido com os membros do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tratando dos principais temas para o final da gestão 2009. Na pauta, questões como execução financeira, aquisição de equipamentos, reforma estatutária, Reuni, vagas docentes, Universidade do Sertão, CVTs  e outras prioridades administrativas.

Comentando a retomada da discussão sobre a criação da Universidade Federal do Sertão, com o desmembramento dos campi de Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras, Mariz falou que poderia até dizer - ante a recusa da comunidade acadêmica daqueles centros de ensino, nos debates realizados em agosto passado -, que cumprira o seu papel e uma das metas da carta programa da sua reeleição, dando-se por satisfeito.

Para ele, entretanto, ainda é momento para se discutir a proposta, repensando os dados e avaliando o documento elaborado com a consultoria do professor Lynaldo Cavalcanti, que será entregue no começo do próximo mês. “Um documento que pode ser confrontado com os dados que a comissão institucional disponibilizou e estudado sobre outras perspectivas”.

“Não vou mais conduzir o debate, vou dar minha opinião. Vou dizer que sou favorável e defender minhas convicções para lutar por esse projeto”, ressaltou.

Brasília

O reitor esteve em Brasília na última quarta, 14, discutindo com a bancada parlamentar paraibana a liberação de emenda de bancada para instalação dos Centros Vocacionais Tecnológicos, em 15 municípios paraibanos. “A implantação dessas unidades será um divisor na história da Paraíba. Um novo tempo da educação básica, com o ensino profissionalizante explorando as vocações regionais”.

Em Porto Alegre, nos dias 15 e 16, na reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Mariz debateu com os reitores a autonomia universitária e as políticas públicas do Ministério da Educação.

Retornando à Brasília nessa segunda, 19, celebrou o termo de cooperação entre a UFCG e a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento para a construção de uma unidade referencial do Subsistema de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (Siass) no campus de Campina Grande.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 20/10/2009