Grace Smith será atração do projeto Segundas Musicais da UFCG

Repertório clássico inclui obras de Mozart, Liszt, Debussy e Villa-Lobos

A pianista potiguar Grace Elizabeth Smith será a grande atração do projeto Segundas Musicais, promovido pela coordenação do curso de Música da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ele apresentará o Recital de Piano, no próximo dia 19, às 17h, no auditório do curso, no campus de Campina Grande. O repertório, clássico, é recheado de composições de artistas consagrados, como Mozart, Liszt, Debussy e Villa-Lobos.

Natural de Natal, Grace iniciou seus estudos musicais quando criança e, em 2002, foi admitida em 1° lugar para o Bacharelado em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Depois, estudou na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde concluiu os estudos de Música. Atualmente é professora de Piano e de Música no Complexo Educacional Escola Doméstica de Natal e Henrique Castriciano.

No Brasil, teve como professores Dolores Portela, Maria Clara Gonzaga e Elyanna Caldas. Grace Smith participou ainda de diversos festivais e cursos de música os quais se destacam o IV Festival de Música nas Montanhas, em Minas Gerais, no ano de 2003; o 28° Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília/DF (2006) e a Semana Internacional de Piano de Óbidos, em Portugal (2008).

Nestas ocasiões, esteve sob a orientação de artistas renomados, como Viktor Chouchkov, Paul Badura-Skoda, Luiz de Moura Castro, Vitaly Margulis, Mikhail Voskresensky, dentre outros. Estudou piano e música de câmera com Ruth Nye, John Blakely e Kathron Sturrock na Royal College of Music, na cidade de Londres, na Inglaterra, no período de 2006 a 2008. A artista se apresentou também em recitais solo e em grupos de música de câmera no Brasil, Inglaterra e Portugal.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 16/10/2009