Aluno da UFCG conquista bronze em olimpíada internacional de Matemática

Competição foi realizada entre os dias 4 e 10 de outubro na Colômbia

Ficou com o aluno do curso de graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Felipe Gonçalves Assis, a medalha de bronze da I Competição Iberoamericana Interuniversitária de Matemática (CIIM) realizada entre os dias 4 e 10 de outubro, em Bogotá, na Colômbia, com a participação de 55 estudantes de seis países.

O Brasil conquistou ainda três medalhas de ouro na competição, com os estudantes Ramon Moreira Nunes, de Fortaleza (CE), Raphael Daigo Hirama, de Campinas (SP), e Edson Augusto Bezerra Lopes, de Fortaleza (CE). Os estudantes brasileiros foram liderados pelo professor Rodrigo Villard Milet, do Rio de Janeiro.

Em julho, o aluno da UFCG já havia sido premiado com a medalha de prata da Competição Matemática Internacional para Estudantes Universitários (International Mathematics Competition - IMC 2009), realizada em Budapeste, na Hungria. Promovida pela Universidade de Londres em parceira com universidades húngaras, a IMC 2009 reuniu estudantes de mais de 170 universidades e 43 países.

Além das medalhas citadas, o histórico das premiações de Felipe Gonçalves registra ainda a medalha de prata da XI Olimpíada Internacional de Astronomia, realizada em 2006, na Índia; ouro nas olimpíadas brasileiras de Física (2004), Biologia (2006) e Astronomia (2003, 2004, 2005 e 2006) e na Olimpíada Paraibana de Física (2005).

Medalhas de prata nas olimpíadas brasileiras de Matemática (2001, 2003 e 2008) e Física (2005), e Norte/Nordeste de Química (2006), além das medalhas de bronze das olimpíadas brasileiras de Matemática |(2006) e Química (2006).

De 2000 a 2006, o estudante também conquistou todas as medalhas de ouro da Olimpíada Campinense de Matemática, bem como a da Olimpíada Pessoense de Matemática, em 2005. Felipe ainda é membro do Comitê Científico e Didático da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), desde 2006.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 14/10/2009