Campus da UFCG em Cuité recebe planetário

Equipamento será utilizado no projeto Circo da Ciência

O Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cuité, acaba de receber um planetário, que será utilizado nas apresentações do curso de Física no projeto Circo da Ciência.

Normalmente constituído por uma cúpula e um projetor, o planetário é um equipamento que simula o céu, sobretudo noturno, de acordo com a data e local de observação. Em seu interior são realizadas sessões onde se exploram objetos celestes e explicam conceitos de astronomia.

O equipamento da UFCG é composto de uma cúpula inflável de 7 metros de diâmetro e cerca de 4,8 metros de altura, além do projetor analógico e dois cilindros: o Campo Estelar e as Constelações. O cilindro Campo Estelar possibilita a visualização de todas as estrelas visíveis a olho nu no hemisfério sul. Já o cilindro Constelações reproduz as constelações do mesmo hemisfério, além das linhas do equador e linha eclíptica projetadas no céu.

O projeto Circo da Ciência é um espaço itinerante que envolve apresentações de experimentos da Química, Física, Biologia e Matemática, para estudantes das escolas de ensino médio de Cuité e região.

(Luciana Macedo - CES/UFCG)

Data: 13/10/2009