Fórum de TVs Públicas ultrapassa 400 inscritos

As inscrições para o evento, organizado pelo Pólo Multimidia da UFPB, só poderão ser feitas pelo endereço eletrônico: www.ufpb.br/forumtvspublicas

Mais de 400 pessoas já garantiram a participação no I Fórum de TVs Públicas na era Digital, que vai ser realizado nos dias 13 e 14 de outubro de 2009, no auditório da Reitoria da UFPB, em João Pessoa. O evento, realizado pelo Pólo Multimídia da UFPB, vai reunir pesquisadores, jornalistas, estudantes de comunicação, os poderes legislativo, executivo e judiciário, universidades e representações de toda a sociedade civil. As inscrições são gratuitas e feitas apenas pelo site da UFPB (www.ufpb.br/forumtvspublicas/).

Durante os dois dias do evento estarão em discussão temas que já estão na agenda nacional de debates sobre a democratização da comunicação, a exemplo do  controle social da mídia. O Fórum quer também estimular o debate sobre a gestão da comunicação pública, em um cenário que apresenta desafios como a transição do sistema de transmissão analógico para o digital, a criação de novos marcos regulatórios e a diversificação das fontes de financiamento das emissoras.

Outra finalidade é proporcionar aos participantes mais conhecimentos sobre o sistema digital de televisão, suas funcionalidades e potencialidades, através de uma oficina que será oferecida pelo Laboratório de Aplicações em  Vídeo Digital (Lavid-UFPB). Serão apresentadas aplicações interativas para TV digital, desenvolvidas pelo Lavid-UFPB, através das quais o público vai compreender  conceitos como convergência tecnológica, interatividade, multiprogramação e interoperabilidade.

Quarteto de Trobone

A abertura do Fórum está programada para às 9h, com a apresentação do Quarteto de Trombones da Paraíba. Criado em 1990 por professores da UFPB, o grupo tem como objetivo divulgar o trombone na música de câmara e levar a todos música popular brasileira e erudita. Em suas apresentações o quarteto homenageia compositores como Pixinguinha, Dimas Sedícias, Severino Araújo, Gilberto Gagliardi e Antônio Benedito.

Debates

No primeiro dia do Fórum vai ser realizada, às 9h30, a conferência “EBC e a Formação da Rede Pública de Televisão", com José Roberto Barbosa Garcez, Diretor de Serviços da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). À tarde, às 14h, o professor Guido Lemos, coordenador do Laboratório de Aplicações em Vídeo Digital (Lavid/UFPB) , falará sobre a “Interatividade na TV Digital Pública”. Às 16h acontecerá um debate sobre a “Regulamentação, financiamento e propaganda nas TVs públicas”, com Luís Henrique Martins dos Anjos, Diretor Jurídico da EBC.

No segundo dia do evento, às 8h, está programada uma mesa redonda sobre a “Produção audiovisual da PB”. Às 9h, começa o debate sobre “Programação Regional e Integração de Conteúdos”. À tarde, por volta das 16h, as discussões são sobre o “Controle social  da mídia”.

Para realizar o I Fórum Paraibano de TVs Públicas na era digital o Pólo Multimídia da UFPB conta com alguns parceiros. São eles: EBC; LAVID/UFPB; DECOM-TUR/UFPB; Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB); Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Governo da Paraíba; Assembléia Legislativa, Prefeitura de João Pessoa; Câmara de Vereadores de João Pessoa; Tribunal de Contas do Estado (TCE); Agência 9Idéia; Sebrae-PB; Conselho Regional de Psicologia; Sintesp-PB; Diretório Central dos Estudantes (DCE/ UFPB); Sindicato dos Jornalistas da PB; Associação Paraibana de Imprensa (API).

Data: 09/10/2009