Empossada diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açú

Próximas atividades ocorrerão no auditório da UFCG em Patos

Foi concluído no último dia 30, o processo de criação e instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açú. Em solenidade acontecida no auditório do Centro Cultural Adjuto Dias, em Caicó, RN, foram empossados os 40 titulares conselheiros e seus respectivos suplentes, sendo 20 membros do Rio Grande do Norte e 20 da Paraíba.

O CBH Piranhas-Açú é o primeiro comitê federal totalmente localizado no Semiárido nordestino, tendo sido instituído em novembro de 2006 por decreto presidencial. É um comitê de gerenciamento de recursos hídricos, onde a população e usuários, juntamente com órgãos do governo, interagem para gerenciar a qualidade e a disponibilidade das águas da bacia hidrográfica.

Na ocasião, também foram eleitas escolhidas as instituições que irão compor a Comissão Técnica de Planejamento Institucional (CTPI), que realizará, ainda este mês, sua primeira reunião na cidade de Itaporanga, PB.

De acordo com o calendário de Reuniões Ordinárias, estão agendadas, para o período de 2 a 4 de dezembro, duas atividades na cidade de Patos, PB:  uma oficina de Planejamento Estratégico e a 2ª Reunião Ordinária do comitê. Estes eventos ocorrerão, provavelmente, no auditório Paulo Facin, no Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Patos.

A diretoria do CBH Piranhas-Açú ficou assim composta: presidente – Cybelle Frazão Costa Braga (AESA-PB); vice-presidente – José Procópio de Lucena (SEAPAC); 1ª secretária – Maria Geny Formiga de Farias (CAERN) e 2ª secretaria – Maria de Lourdes Barbosa de Sousa (DNOCS/CEST-PB). Foi também constituída a Câmara Técnica de Planejamento Institucional (CTPI) do comitê, onde o DNOCS ficou representando o Governo Federal, com a técnica Dayse Fontenelle Antunes da CEST/RN.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 07/10/2009