Capes lança programa para professores aposentados no Brasil

As inscrições vão até o dia 20 de novembro

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou nesta segunda-feira, 5, o Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS). A iniciativa atende às instituições federais de ensino superior (Ifes) criadas a partir do ano 2000, assim como àquelas participantes do Programa Reuni. O objetivo é fortalecer e consolidar essas instituições, em particular seus campi fora de sede. As inscrições vão até o dia 20 de novembro.

O Programa Professor Visitante Nacional Sênior é voltado para professores que possuem título de doutorado há mais de dez anos e estão aposentados ou oficialmente licenciados. Aos professores serão oferecidas bolsas no valor de R$ 8.905,42 mensais e passagem aérea, de ida e volta, entre a residência do candidato e a instituição onde atuará o bolsista.

A iniciativa se fundamenta no reconhecimento de que a presença de professores-pesquisadores de consagrado mérito científico e reconhecida experiência acadêmica é relevante para o fortalecimento das instituições recém-instituídas e dos campi fora de sede. O apoio destinado à atuação de visitantes é percebido como uma forma de propiciar, ademais da aquisição de conhecimento científico, ganhos de experiência acadêmica e institucional, relevantes para a capacitação e a qualificação das novas instituições.

O PVNS foi primeiramente anunciado pelo presidente da Capes, Jorge Guimarães, no mês de julho, durante a 61ª Reunião Anual da SBPC, realizada em Manaus (AM).

Na avaliação das propostas, a Capes levará em conta, além da qualificação e do mérito individual do Professor Visitante Nacional Sênior proposto, a pertinência científica e acadêmica da programação a ser cumprida e as implicações estratégicas do plano, atinentes à inserção da instituição no seu meio sócio-cultural e econômico.

As propostas devem ser encaminhadas para o email pvns@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . A previsão é de que os resultados sejam divulgados no dia 14 de dezembro. Mais informações pelo telefone (61) 2022-6259.

Confira o edital.

(Capes)