topo_cabecalho
Veja como controlar o nervosismo na apresentação do TCC

Alguns procedimentos podem eliminar o nervosismo perante a banca

 

Por mais que você tenha se preparado e dedicado tempo de sobra para a realização do seu TCC (trabalho de conclusão de curso), a hora de ir para frente dos holofotes e apresentar o seu trabalho em frente a banca examinadora e ao público é um momento de tensão que preocupa muitos estudantes. Muitas vezes o grupo confia na qualidade do trabalho que fez ao longo do ano, mas sente insegurança por não saber ao certo o que vem pela frente nesse momento decisivo. Para amenizar a tensão que aumenta junto com a proximidade da apresentação do TCC, preparação é fundamental. Em alguns casos, o orientador pode propor atividades para que o aluno ou o grupo tenha noção do que está por vir. Há até aqueles conseguiram ensaiar antes da apresentação oficial.

 

Esse foi o caso da bacharel em Direito, Natália Mendes Fólster. Ela se formou na Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) e lembra da estratégia que usou nessa época. "Fomos duas vezes a outro campus da universidade apresentar o projeto a uma turma para a qual nosso orientador dava aula e depois fizemos a defesa com o sétimo semestre de Direito nos assistindo. Essas apresentações me deixaram segura sobre o que falar quando chegou o momento de defender para a banca", conta Natália. Ela diz que o professor também avaliou os slides montados para a apresentação.

 

Uma das dicas do orientador de Natália foi que ela otimizasse o tempo e não tentasse apresentar todo o projeto. "O importante é tratar apenas dos pontos centrais do trabalho. O orientador pediu para priorizar as considerações finais da monografia e abordar os demais pontos apenas se os avaliadores perguntassem", lembra Natália. Orientação semelhante é dada pela professora Isabel Travancas, responsável pela disciplina de Projetos Experimentais II dos cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Editorial da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). "Não dá tempo de tratar todo o conteúdo desenvolvido. O ideal é ressaltar as conclusões", resume ela.

 

Além disso, Isabel recomenda ao estudante apresentar o projeto para a família e amigos e pedir que façam perguntas sobre tudo o que não entenderem durante o ensaio. Esse tipo de atividade serve também para controlar o tempo, afirma Flavio Caetano da Silva, coordenador do curso de Pedagogia da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). "Ainda que o estudante prefira treinar em frente ao espelho, é necessário ficar atento ao limite estabelecido pela instituição", alerta ele.

 

Apresentação estruturada

 

Em alguns casos, a universidade ou o orientador recomendam que os estudantes montem a apresentação com base apenas em slides e evitem recursos mais sofisticados. Wilson Leonel, coordenador de monografia do curso de Direito da Unisul, explica que apelar para recursos alternativos pode fazer com que os alunos percam tempo. Além disso, ele afirma que, caso haja algum problema técnico, o entendimento de todo o trabalho pode ser prejudicado.

 

Além da preparação dos slides, os estudantes devem estudar e dominar todos os aspectos do trabalho para não serem pegos de surpresa pela banca. "Quem se dedicou durante todo o ano ao desenvolvimento do TCC geralmente se sai bem ao responder às perguntas. Entretanto, há bancas que questionam assuntos relacionados ao tema, mas que não foram abordados diretamente pela equipe", destaca José Luis Niemeyer, coordenador do curso de Relações Internacionais da Ibmec (Faculdade IBMEC). Por isso, ele aconselha que os estudantes pesquisem casos além dos mencionados no trabalho e que tenham relação com o projeto. "Isso mostra que o grupo consegue trabalhar além da linha específica de seu TCC", afirma ele.

 

Extrapolar a linha de pesquisa do trabalho, no entanto, não é obrigação dos alunos, na opinião de Silva. "Caso os examinadores perguntem sobre temas não abordados, o aluno deve ficar à vontade para dizer que não sabe a resposta", diz ele. Segundo Isabel, nesses momentos, o orientador pode interferir e pedir para que o avaliador se restrinja aos temas tratados no TCC. "O estudante deve dizer, de maneira delicada para não haver mal entendido com os convidados da banca, que não sabe responder", declara ela.

 

Antes da apresentação

 

Isabel acrescenta que para evitar surpresas de última hora, é aconselhável que pelo menos uma semana antes da data marcada para a apresentação, os estudantes confirmem a presença dos examinadores. "Caso isso não seja responsabilidade da instituição, aconselhamos que os alunos enviem e-mail ou telefonem para confirmar a presença dos convidados", diz Isabel.

 

Outro ponto considerado importante pelos professores é o acompanhamento das bancas de outros grupos. "Dessa forma, o universitário já sabe como é feita a avaliação e conhece o modo como os professores avaliam os trabalhos", afirma Silva. Já Isabel acredita que assistir a apresentações diversas pode deixar o estudante mais seguro. "Assim ele vê como os colegas controlam o tempo da apresentação e se comportam para responder às perguntas", acrescenta ela. De acordo com Silva, esse tipo de iniciativa ajuda até mesmo o aluno a escolher o professor que prefere para avaliar seu trabalho. A recomendação, no entanto, é que tal acompanhamento seja feito com um semestre de antecedência, no mínimo.

 

Isabel orienta ainda que os estudantes consultem, dias antes da apresentação, o regulamento do curso para definir a roupa que usará quando encarar a banca. "A orientação varia para cada curso. Alguns exigem o uso de roupas sociais", adverte Isabel. Outra dica para manter o nervosismo sob controle é dada por Silva. Ele acredita que um dia antes da apresentação o melhor é deixar a preocupação de lado. "Ficar relendo o projeto pode fazer com que o estudante fique ainda mais nervoso e não consiga fazer uma boa apresentação", diz ele. Assim, Silva recomenda aos alunos ir ao cinema ou ao teatro ou passar um tempo com amigos e a família para relaxar. Segundo ele, também é importante manter uma alimentação leve e dormir bem.

 

Prepare-se para a banca

 

- Algumas instituições exigem que seus alunos usem roupas formais. Verifique o manual de seu curso para saber que roupa usar na apresentação.

 

- Releia o trabalho alguns dias antes da apresentação para lembrar todos os pontos abordados. Ter domínio sobre o conteúdo apresentado dá segurança para o aluno.

 

- Ensaie a apresentação quantas vezes achar necessário e peça a alguém que assista. As explicações devem ser entendidas mesmo para quem não tem conhecimentos da área.

 

- Durante os ensaios, calcule o tempo para saber se precisa diminuir ou incluir novos tópicos na apresentação.

 

- Lembre-se de enviar um e-mail ou telefonar para os convidados cerca de uma semana antes da data marcada para a banca.

 

- Um dia antes da apresentação, faça programas que não sejam relacionados ao TCC para evitar nervosismo, como assistir a filmes. Lembre-se também de manter uma alimentação leve.

 

- Para controlar a duração da apresentação, use um relógio ou combine com um amigo ou o orientador para avisar quando o tempo estiver acabando.

 

- Durante a banca, se o avaliador fizer perguntas que não sabe responder, não tente enganá-lo. Diga apenas que o assunto não foi abordado no trabalho.

 

(Universia)


Data: 30/09/2009