topo_cabecalho
Unidade do Siass será instalada na UFCG

Serviço de atenção à saúde atenderá servidores federais lotados nos diversos órgãos públicos do interior paraibano

 

O representante da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no Conselho Consultivo da Fundação de Seguridade Social (Geap), José Marcos Viana, esteve na manhã desta quarta-feira, 30, com o reitor Thompson Mariz para anunciar a aprovação, pela Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, do projeto de construção de uma das unidades referenciais do Subsistema de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (Siass) no campus da UFCG em Campina Grande. O reitor foi convidado para participar da assinatura do Termo de Cooperação, no valor de R$ 661 mil, no próximo dia 14 de outubro, em Brasília.

 

A unidade Siass na UFCG não só atenderá aos servidores federais lotados nos diversos órgãos públicos instados em Campina Grande, mas também grande parte dos funcionários de repartições do interior paraibano. “No estado, João Pessoa poderá vim a ter dois núcleos e, quem sabe, o dia-a-dia poderá apontar a necessidade da criação de uma célula no Sertão”, explicou Viana.

 

Siass

 

O Subsistema de Atenção à Saúde do Servidor contempla uma política a partir de três grandes eixos: assistência; perícia; e promoção à saúde e vigilância aos ambientes e processos de trabalho. Fundamentado em informações epidemiológicas, na inter-relação entre os eixos, no trabalho em equipe multidisciplinar e na avaliação dos locais de trabalho, se constituindo num novo paradigma da relação saúde e trabalho no serviço público.

 

O Siass não definirá formas internas de gestão para os órgãos. Ele terá o papel de organizar e estimular a cooperação técnica - não necessariamente intermediada pela Secretária de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento - mas respeitando as características e a capacidade de gestão de cada interessado, em prol da padronização dos procedimentos legais, do uso racional dos recursos humanos, financeiros e materiais, da gestão das informações e da promoção de ações de atenção à saúde do servidor.

 

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)


Data: 30/09/2009