UFCG registra aumento recorde de bolsas de pós-graduação

Bolsas DS de doutorado tiveram crescimento de 133% em relação à vigência anterior

Aumentou de 61 para 142 o número de bolsas de doutorado do programa de Demanda Social (DS) concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Um crescimento de 133% em relação à vigência anterior (encerrada em junho passado).

“Trata-se do maior acréscimo de bolsas de pós-graduação já ocorrido no âmbito da UFCG”, observa o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Rômulo Navarro, que destaca ainda o aumento de 135 bolsas DS de mestrado para 199 (acréscimo de 47%).

A boa notícia é fruto de um trabalho iniciado há seis meses pela PRPG, quando foi identificada a baixa relação de bolsas concedidas frente ao total de alunos matriculados nos programas de pós-graduação da instituição.

“Aproveitando a oportunidade da coleta de informações para a Plataforma Integrada para Gestão das IFES, realizamos um estudo relacionando os nossos com programas correlatos de outras instituições, comparando itens como: o conceito Capes, a concessão de bolsas DS, o número de alunos sem bolsa e sem vínculo empregatício, etc.”, explica Navarro.

Com base nesse estudo, verificou-se que vários dos programas da UFCG se encontravam com cota abaixo da média nacional. “Diante do interesse da Capes em diminuir as assimetrias nacionais, enviamos os dados à Diretoria de Programas e Bolsas (DPB) da Capes, solicitando acréscimo de bolsas destinadas aos discentes sem bolsa e sem vínculo empregatício, no que fomos plenamente atendidos”, disse.

Além do número de bolsas, a UFCG também foi contemplada com um aumento considerável das cotas de recursos do Programa de Apoio à Pós-graduação (Proap). “Somando todos os programas de fomento à pesquisa, como o CT-Infra, da Finep, e o Próequipamentos, da Capes, foi conferido à UFCG um acréscimo de cerca de R$ 6 milhões para a aquisição exclusiva de equipamentos de pesquisa”, comemora o pró-reitor.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 30/09/2009