Programa oferece mais de 20 mil bolsas para valorização de professores

Capes lança a segunda edição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

Criado com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena das instituições federais e estaduais de educação superior, o programa oferece em 2009 mais de 20 mil bolsas para aprimorar a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica.

O Pibid pretende elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior. Assim como inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública por meio de estágios, promovendo então uma maior integração entre educação superior e educação básica.

Bolsas

São quatro modalidades de concessão de bolsas: bolsistas de iniciação à docência, para estudantes dos cursos de licenciatura plena, no valor de R$ 350. Bolsistas de supervisão, para professores das escolas públicas estaduais ou municipais, no valor R$ 600. E bolsistas coordenadores institucionais de projeto e coordenadores de área de conhecimento, para docentes das instituições federais e estaduais, no valor de R$ 1,2 mil.

Podem apresentar proposta, as instituições públicas de educação superior, federais e estaduais, que possuam cursos de licenciatura plena legalmente constituídos, que tenham sua sede e administração no país e que participam de programas estratégicos do MEC como o Enade, o Reuni e os de valorização do magistério, como o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, o ProLind, o ProCampo e formação de professores para comunidades quilombolas.

Experiências

Juntamente com a valorização do professor como um profissional da educação, o Pibid pretende promover inserção dos alunos de licenciatura nas escolas. Além dos tradicionais cursos para professores de disciplinas como química ou física, o programa também contempla cursos como licenciaturas interculturais para formação de professores indígenas ou em educação do campo e para comunidades quilombolas, por exemplo.

As inscrições para o Pibid 2009 vão até o dia 9 de novembro. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo do edital e o preenchimento do Formulário de Proposta on line poderão ser obtidos pelo e-mail pibid2009@capes.gov.br ou pelo telefone 0800-616161, na opção 7 mestrado e doutorado, onde é possível obter informações de todos os programas da Capes.

O edital do Pibid 2009 está disponível em: http://www.capes.gov.br/editais/abertos/3185-programa-institucional-de-bolsa-de-iniciacao-a-docencia-pibid

(Informações da Assessoria de Imprensa da Capes)

Data: 28/09/2009