topo_cabecalho
Equipe da UFCG é bicampeã brasileira de Robótica

A eRobótica concorreu na categoria Robôs Virtuais de Resgate Simulado

 

Uma equipe da UFCG conquistou, pela segunda vez consecutiva, o 1º lugar da Competição Brasileira de Robótica. O evento, realizado paralelamente ao IX Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI 2009) e às finais da III Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2009), foi encerrado no último dia 23, em Brasília.

 

“Com este resultado, a equipe da UFCG, intitulada eRobótica, classifica-se para o mundial de 2010 da Robocup, que será realizado em Cingapura, no mês de junho”, comemora o coordenador da equipe, professor Antonio Marcus Nogueira Lima, do curso de Engenharia Elétrica.

 

A equipe, formada pelos alunos Aristóteles Neto, Thiago de Freitas, Débora Diniz, Carlos Antônio Alves, Thiago Holanda, Marcus Antonio Rocha, Roberto Macena e Nustenil Marinus, concorreu na categoria Robôs Virtuais de Resgate Simulado (Virtual Robots Rescue Simulation League), na qual robôs reais são modelados em programas 3D e integrados a um ambiente de simulação onde são reproduzidos cenários de desastres.

 

“Os robôs virtuais são programados para vasculhar o cenário à procura de sobreviventes, com sensores, câmeras e outros recursos tecnológicos. Quanto menor a interferência do controlador humano - ou seja, quanto mais o robô agir sozinho usando seus próprios recursos -, mais pontos são dados à equipe”, explica o coordenador.

 

Essa menor necessidade de comandos externos confirmou, mais uma vez, a superioridade da tecnologia utilizada no projeto da UFCG e sua real capacidade de atuar em missões de resgate. “Numa ação real, entretanto, a participação de um controlador humano, através de um controle remoto, seria bem mais exigida”, esclarece Antonio Marcus, ressaltando que o uso de robôs representaria menos risco para as equipes humanas. “O robô enviaria informações da área interna do acidente, bem como a localização de possíveis sobreviventes, antes de se enviar homens para vasculhar os escombros”, observou.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)


Data: 02/10/2009