Campus da UFCG em Sumé inicia atividades acadêmicas nesta segunda

O governador José Maranhão proferiu a Aula Magna, nessa segunda

Com a realização de um seminário integrador, o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) começou nessa segunda-feira, 28, as suas atividades acadêmicas na cidade de Sumé. À noite, o governador José Maranhão proferiu a Aula Magna sobre as Potencialidades do Desenvolvimento do Semiárido.

Com a temática Semiárido Brasileiro: Potencialidades, Desafios e Estratégias da Convivência no Século XXI, o seminário começou, à tarde, com reuniões entre os coordenadores de curso e alunos.  O evento segue até a próxima sexta, 2 de outubro.

“Vamos começar nossas atividades promovendo uma discussão sobre as concepções do Semiárido. Refletindo sobre esses paradigmas, encontraremos os sinais que nos levarão a promover um novo tempo”, explicou o diretor do CDSA, Márcio Caniello, ressaltando que é preciso repensar as praticas políticas e sociais desenvolvidas na região para o surgimento de novas perspectivas de sustentabilidade.

O Seminário Integração 2009 contará com a participação, além da comunidade acadêmica do CDSA, de representantes do Fórum Territorial do Cariri, professores do Colégio Agrícola de Sumé, integrantes do Projeto Universidade Camponesa e da 5ª Gerência de Ensino da Paraíba. “Envolver e comprometer a sociedade, com suas representações participando e colaborando com o evento, construirá um pensamento amplo e plural que norteará alguns passos”, disse Caniello.

Na programação, além dos debates, exposições e apresentações culturais com artistas e grupos folclóricos.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 28/09/2009