topo_cabecalho
Programas de parceria da Capes com Alemanha selecionam projetos para 2010

Editais do Probral II e do Unibral II, programas em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), foram publicados nesta semana. Inscrições vão até 15 de outubro.

 

O Unibral II tem como objetivo estimular o intercâmbio de estudantes de graduação e docentes. As propostas devem envolver a parceria de pelo menos uma instituição de ensino superior (IES) de cada país, não sendo excluída a associação em rede com outras instituições. Elas também devem ser similares em cada país, contendo o plano de ações conjuntas e a programação da formação de recursos humanos. O bolsista participante adquire, ao final do programa, duplo diploma de graduação.

 

Cada unidade da IES proponente poderá apresentar somente uma proposta de projeto Unibral II. A coordenação do projeto deverá ficar a cargo de docente brasileiro com título de doutor há pelo menos quatro anos, que detenha reconhecida competência na área e possua disponibilidade de tempo para as atividades acadêmicas e administrativas do projeto. As equipes deverão ser compostas por pelo menos dois doutores, além do coordenador.

 

Já o Probral II apoia o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães e incentiva o duplo-doutorado. As propostas devem, entre outros requisitos, estar vinculadas a programas de pós-graduação avaliados pela Capes, preferencialmente com conceitos de 5 a 7. O coordenador deve ser detentor do título de doutor há pelo menos cinco anos e contar com uma equipe formada por, no mínimo, dois docentes doutores vinculados a um programa de pós-graduação, além do coordenador.

 

Mais informações

 

Em ambos os programas, os projetos selecionados terão as atividades iniciadas em março de 2010 e duração de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período, conforme critérios das agências financiadoras. É obrigação do bolsista o retorno ao Brasil no prazo de dez dias após a conclusão do estudo e a permanência no país por tempo igual ao da duração da bolsa.

 

Entre os benefícios contemplados pela bolsa estão missões de trabalho, missões de estudo e recurso de material de consumo de até R$ 10 mil. As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, até as 18h do dia 15 de outubro. A divulgação do resultado está prevista para dezembro deste ano.

 

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail cgci@capes.gov.br

 

O edital do Unibral II está em www.capes.gov.br/editais/abertos/3166-unibral-ii

 

O edital do Probral II está em www.capes.gov.br/editais/abertos/3165-probral-ii

 

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Capes)


Data: 25/09/2009