Convivência com o Semiárido será tema de especialização na UFCG

Proposta é fruto de uma parceria entre o INSA, Rede de Educação do Semiárido Brasileiro e outras instituições

"Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido" é o tema de um projeto de curso de especialização entregue pelo diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT), Roberto Germano Costa, ao vice-reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), José Edilson de Amorim, em reunião ocorrida nesta semana, em Campina Grande (PB). Também participaram do encontro o coordenador do Grupo de Trabalho que elaborou o projeto, professor Silvio Rossi (UFPB), o diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG), Márcio Caniello, e o professor José Irelanio Leite de Ataíde (CDSA/UFCG).

De acordo com Silvio Rossi, o curso se destina a educadores e educadoras de escolas públicas da educação básica localizadas na região Semiárida Brasileira. O projeto prevê a criação de duas turmas, sendo uma no município de Sumé, no Cariri paraibano, com início já no primeiro semestre de 2010, e outra em Cajazeiras, no Alto Sertão do Estado, cujo início será no segundo semestre de 2010, com ingresso de 40 alunos em cada turma.

Ainda conforme o professor Silvio, a proposta é fruto de uma parceria entre o INSA, Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab) e outras instituições que trabalham a temática na região. "Esse trabalho foi concluído após várias reuniões e inúmeras trocas de mensagens eletrônicas entre os membros do grupo. A sugestão é que nos demais estados da região ações semelhantes a essa possam ser (re)iniciadas ou fortalecidas, a exemplo do que também já vem acontecendo há mais tempo na Bahia e no Piauí" - lembra ele.

O vice-reitor da UFCG, José Edilson, garantiu empenho para a execução do projeto, que já foi encaminhado para tramitação junto ao CDSA e demais instâncias competentes da Instituição. Já o diretor do INSA, Roberto Germano, enfatizou a tradição daquela Universidade no ensino de pós-graduação, notadamente nas áreas de educação, meio-ambiente e desenvolvimento sustentável, cujas atividades já somam mais de 30 anos. Ele disse que "essa experiência é fundamental no processo de produção e socialização do conhecimento, não apenas pela dimensão, mas pelo padrão de qualidade acadêmico-científico que possui".

Germano ressaltou que o Instituto está trabalhando para conseguir financiamento junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), ao Ministério da Educação (MEC) e a outros órgãos do Governo Federal, no intuito de apoiar, mediante edital, a oferta desses cursos em todo o Semiárido Brasileiro, a partir do próximo ano.

"Trata-se de uma ação que se encontra ainda em fase inicial, porém, o INSA mantém-se à disposição para continuar somando esforços na área, buscando parcerias com as respectivas representações estaduais da RESAB, secretarias estaduais de educação e universidades públicas, para expandir esse projeto para toda a região" - acrescentou.

Vale lembrar que ações voltadas à Educação para a Convivência com o Semiárido estão previstas no Plano Diretor do INSA como uma das atividades necessárias à consecução de seus objetivos estratégicos, à promoção de ações que conduzam a reflexões sobre os fundamentos da educação contextualizada, à contribuição do resultado de tais reflexões para a formulação de políticas públicas educacionais e, em decorrência, à construção coletiva de projetos em instituições responsáveis pela oferta de ensino, nas suas distintas modalidades e níveis.

"Todo esse trabalho vai possibilitar uma reflexão entre os diversos atores do Semiárido sobre a necessidade de construção de uma prática educativa centrada no entendimento dos processos históricos, econômicos, culturais e ambientais da região. É um projeto muito importante para a sociedade, por estimular a permanência e a convivência com as peculiaridades locais" - finaliza Roberto Germano.

(Aline Guedes - Ascom/INSA)

Data: 25/09/2009