topo_cabecalho
Probral II e Unibral II selecionam projetos para início em 2010

Programas têm base nos acordos assinados entre a Capes e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio da Diretoria de Relações Internacionais, seleciona projetos conjuntos de pesquisa para os programas Probral II e Unibral II, com base nos acordos assinados entre a Capes e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). O edital foi publicado na terça, 22, no Diário Oficial da União.

 

Requisitos


Para concorrer no programa Unibral II, que tem como objetivo estimular o intercâmbio de estudantes de graduação e docentes, a proposta deve envolver uma parceria de instituição de ensino superior (IES) de cada país, não sendo excluída a associação em rede com outras instituições, e ser similar em cada país, contendo o plano de ações conjuntas e a programação da formação de recursos humanos. O bolsista participante adquire, ao final do programa, duplo diploma de graduação.

 

Cada unidade da IES proponente poderá apresentar somente uma proposta de projeto Unibral II. A coordenação do projeto deverá ficar a cargo de docente brasileiro com título de doutor há pelo menos quatro anos, que detenha reconhecida competência na área e possua disponibilidade de tempo para as atividades acadêmicas e administrativas atinentes ao projeto. As equipes deverão ser compostas por pelo menos 2 (dois) doutores, além do coordenador.

 

Para concorrer ao Probral II, que apóia o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães e incentiva o duplo-doutorado, a proposta deve, entre outros requisitos, estar vinculada a programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7; ser apresentada por coordenador de equipe detentor do título de doutor obtido há pelo menos cinco anos; e contar com uma equipe formada por, no mínimo, dois docentes doutores vinculados a um programa de pós-graduação, além do coordenador.

 

Mais informações


Em ambos os programas, os projetos selecionados terão as atividades iniciadas em março de 2010 e duração de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período, conforme critérios das agências financiadoras. É obrigação do bolsista o retorno ao Brasil no prazo de dez dias após a conclusão do estudo e a permanência país por tempo igual ao da duração da bolsa.

 

Entre os benefícios contemplados pela bolsa estão missões de trabalho, missões de estudo e recurso de material de consumo de até R$ 10 mil. As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, até as 18h do dia 15 de outubro. A divulgação do resultado está prevista para dezembro deste ano.

 

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail cgci@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

Confira os editais: Unibral II e Probral II.

 

(Assessoria de Imprensa da Capes)


Data: 24/09/2009