UFCG é contemplada com quase R$ 350 mil

Recursos da Capes serão utilizados na aquisição de equipamentos para pesquisa científica e tecnológica

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) acaba de ser contemplada com quase R$ 350 mil para aquisição de equipamentos de pequeno e médio portes para pesquisa científica e tecnológica nos programas de pós-graduação da instituição.

O resultado das propostas para o edital Pró-Equipamentos 2009 foi divulgado esta semana pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível de Nível Superior (Capes) do MEC. Segundo o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Rômulo Navarro, foram contempladas, no total, 98 instituições de ensino superior, entre federais, estaduais e municipais, com um investimento de mais de R$ 60 milhões.

“Tivemos nossa proposta 100% aprovada”, comemora o gerente de Projetos Institucionais, Romildo Brito, que coordenou a elaboração do documento. Ele explica que os equipamentos deverão ser adquiridos até o final do ano e irão beneficiar diversos laboratórios de pesquisa da universidade.

“Dentre os novos equipamentos, podemos destacar um cluster (sistema que compreende vários computadores que funcionam como um grande computador virtual) que será utilizado na simulação de fluidos dinâmicos computacionais, de grande utilidade em estudos direcionados à indústria química”, disse, citando ainda a Meteorologia e a Engenharia de Materiais como outras áreas a serem beneficiadas.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 24/09/2009