Bráulio Tavares se apresenta sexta-feira na UFCG

Artista vai falar sobre cultura popular, teatro, música, poesia e outros temas

Literatura, cinema, música, ficção cientifica e cordel são apenas alguns dos assuntos que farão parte do distraído e muito informativo Encontro com Bráulio Tavares, que acontecerá na próxima sexta-feira, 25, às 14h, no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UAAM), da UFCG, campus de Campina Grande.

A presença de Bráulio Tavares, segundo a professora de teatro da UAAM, Eliane Lisbôa, deve atrair muitos alunos e admiradores, inclusive de outras unidades acadêmicas, visto ser o palestrante um dos homens mais respeitados da cultura paraibana e dono de um grande talento, seja como escritor ou compositor.

Perfil

Escritor, poeta, compositor, teatrólogo, roteirista, estudioso da cultura popular, o campinense radicado no Rio de Janeiro desde 1982, Bráulio Tavares, estudou cinema na Escola Superior de Cinema da Universidade Católica de Minas Gerais. É pesquisador de literatura fantástica, compilou a primeira bibliografia do gênero na literatura brasileira, o Fantastic, Fantasy and Science Fiction Literature Catalog (Fundação Biblioteca Nacional, Rio, 1992), e é colunista de jornal e escreve roteiro para shows, cinema e televisão.

Como escritor, revelou seu talento em vários livros, entre eles: "A pedra do meio-dia, ou Artur e Isadora", em 1979 e, depois em 1980, com "As baladas de Trupizupe", ambos de cordel. Em 1981, publicou em Olinda (PE) outro cordel, "Cabeça elétrica, coração acústico". Seu recém-lançado livro se chama "Os martelos de Trupizupe”.

Já como compositor, sua obra mais conhecida é "Nordeste Independente", que fez em parceria com o Ivanildo Vila Nova. Sua relação com a música sempre foi muito estreita, desde trilhas para teatro até a atual parceria com Lenine. Para o artista que tem uma estreita relação com a música, desde trilhas para teatro até a atual parceria com Lenine, a cultura popular é tudo que é feito por iniciativa própria de um grupo de pessoas.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 21/09/2009