Seminário internacional da UFCG discute desenvolvimento sustentável

Evento será realizado a partir desta terça, 22, às 18h30min, no auditório da FIEP, em Campina Grande

Campina Grande sediará desta terça, 22, até a próxima sexta, 25, o Seminário Internacional "Desenvolvimento Sustentável e Territórios Rurais: Desafios para a Ação Pública", evento organizado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), pelo Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento – CIRAD (entidade francesa), pela Fundação Universidade Camponesa e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura.

O Seminário está inserido na programação do Ano da França no Brasil e permitirá a discussão sobre os desafios enfrentados pelo meio rural para articular dimensões social, econômica, ambiental e cultural do desenvolvimento sustentável, “num contexto onde o meio rural tem que responder a muitas questões: segurança alimentar, combate à pobreza e proteção do meio ambiente”, diz o coordenador do evento pela UFCG, Márcio Caniello.

“Pretendemos com este evento aprofundar a reflexão conceitual, metodológica e operacional sobre o desenvolvimento sustentável territorial, enfatizando a relação entre o desenvolvimento sustentável e o desenvolvimento territorial, de maneira a examinar desafios e propor diretrizes para a condução da ação pública neste setor estratégico”, disse Marc Piraux, organizador do evento pelo CIRAD.

O Seminário também comemora uma parceria de longa data entre instituições francesas de ensino e pesquisa e a UFCG, como a manutenção de diversos acordos e convênios estabelecidos com o atual Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, fundado em 1977 como curso de Mestrado em Sociologia Rural, no então Campus II da Universidade Federal da Paraíba”.

A programação do seminário inclui mesas-redondas temáticas sobre os diferentes componentes do desenvolvimento sustentável territorial e uma sessão de pôsteres onde serão apresentadas experiências e projetos que abordam questões relativas ao tema do evento. Participam como expositores e debatedores cientistas e técnicos do desenvolvimento territorial do Brasil, da França e de outros países da América Latina.

Maiores informações sobre o evento através do sítio eletrônico: http://www.unicampo.org.br/francabr/index.php

(Rosenato Barreto - Assessoria de Imprensa do CDSA/UFCG)

Data: 21/09/2009