Consultoria irá avaliar criação da Universidade Federal do Sertão

Prazo para apresentação do projeto é de 45 dias

Na viagem que fez à Capital Federal, esta semana, o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, contratou os serviços da empresa de consultoria do professor Lynaldo Cavalcanti para a realização de estudos sobre a viabilidade e a consequente elaboração de projeto de criação da Universidade Federal do Sertão, a partir do desmembramento dos campi de Cajazeiras, Patos, Pombal e Sousa. O prazo para apresentação do projeto é de 45 dias.

Esta demanda surgiu das mobilizações de entidades representativa da sociedade no sentido de retomar os trabalhos sobre a criação da nova universidade. “A questão extrapolou os muros da instituição, ecoando nas cidades circunvizinhas e provocando manifestações a favor da causa, agora regionalizada”, explicou Mariz.

“Respeito o posicionamento da comunidade acadêmica, que se manifestou contrária ao desmembramento nos debates realizados nos campi envolvidos. No entanto, é preciso esgotar todos os argumentos em torno desta questão histórica”, salientou o reitor, considerando que uma discussão dessa amplitude não poderia ficar circunscrita aos debates.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 18/09/2009