Estudante da UFCG é o melhor enxadrista da Paraíba

Paulo Barbosa é aluno do curso de Doutorado em Ciências da Computação

O aluno do Doutorado em Ciências da Computação da UFCG, campus de Campina Grande, Paulo Barbosa, foi considerado o melhor enxadrista no Campeonato Paraibano Absoluto Aberto de 2009, promovido pela Federação Paraibana de Xadrez, de 11 a 13 deste mês, no Hotel Xênius, em João Pessoa.

Segundo o secretário da Federação Paraibana de Xadrez e organizador do campeonato, Fernando Melo, o evento foi um grande espaço para atletas de todo estado testar seus talentos e o estudante da UFCG teve o mérito devido, pelo desempenho no campeonato “Tudo na vida é questão de oportunidade e a Confederação Brasileira de Xadrez tem demonstrado interesse em valorizar os jogadores com potencialidade”, lembrou.

O campeonato paraibano contou com a presença do vice-presidente da Confederação Brasileira de Xadre, Darcy Lima. A participação do representante da confederação nacional foi bastante proveitosa e nos deu condições de avaliar o real interesse da entidade máxima do xadrez nacional em olhar para o Nordeste”, comentou Melo.

Para o coordenador do evento, o desempenho de Paulo Barbosa, da UFCG, mostra que ele será um dos grandes representantes da Paraíba em campeonatos nacionais “Se ele continuar nesse ritmo em que está vai se tornar em pouco tempo, diria mesmo até 2011, Grande Mestre do xadrez nacional”, ressaltou.

(Rosângela Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 17/09/2009