topo_cabecalho
Recital sobre Johann Sebastian Bach será apresentado na UFCG

O mestre em Música Sam Cavalcanti é quem interpretará as composições do artista alemão

 

Os amantes da música clássica e fãs do organista e compositor alemão Johann Sebastian Bach poderão conferir na próxima segunda-feira, 21, a partir das 17h, na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, da UFCG, campus Campina Grande, a um recital palestra que apresentará várias composições do artista, considerado grande mestre do barroco tardio.

 

“Três Cantatas e Uma Diva”, é o título do recital que será interpretado pelo mestre em Música Samuel Cavalcanti Correia, mas conhecido como Sam Cavalcanti. Para ele, o evento será um  momento para apreciação de três Cantatas do grande artista alemão, com ênfase para os aspectos de sua vida e fé.

 

Sam Cavalcanti é natural de Campina Grande e iniciou seus estudos musicais por volta dos 11 anos, no Departamento de Arte (DART), hoje Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFCG.  Graduou-se em música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde foi bolsista em projetos de extensão e de pesquisa. Foi pianista acompanhador do Coro Sinfônico do Estado da Paraíba, por quatro meses sob a responsabilidade da FUNESC, através da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

 

Em 2004 participou do Projeto Oficinas Itinerantes de Cinema, coordenado por Elisa Tolomelli, no curso de Trilha Sonora ministrado em João Pessoa pelo compositor David Tygel. Premiado, por duas vezes, com a trilha sonora para o monólogo Diário de um Louco de Nikolai Gogol, dirigido por Jorge Bweres e André Morais.

 

Sam é mestre em música pela UFPB e desenvolveu pesquisa sobre a relação do fenômeno musical e o canto dos pássaros. Atualmente faz parte do grupo de compositores que lançam CD interpretado pela Camerata Arte Mulher e é membro do Laboratório de Composição Musical da UFPB (Compomus). Atualmente tem atuado como crítico musical em artigos publicados nos jornais impressos da cidade de João Pessoa.

 

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)


Data: 17/09/2009