topo_cabecalho
Primeira tese de doutorado de Engenharia Agrícola da UFCG será defendida hoje, sexta-feira

Hoje, sexta feira, 17, no auditório do Laboratório de Irrigação e Salinidade - LIS,  no Bloco CS da UFCG, campus de Campina Grande, o Programa de Pós-Graduação da Engenharia Agrícola estará comemorando um grande marco na qualificação de profissionais na área de Irrigação e Drenagem: trata-se da primeira defesa de tese de doutorado no âmbito das regiões Nordeste, Norte e Centro Oeste do País, a qual será defendida pelo doutorando José Lins Maciel, orientado pelos professores doutores do Departamento de Engenharia Agrícola da própria UFCG, José Dantas Neto e Pedro Dantas Fernandes. A tese tem o título Funções de produção da goiabeira sob irrigação e fertiirrigação, cujo teor é voltado para a cultura da goiaba irrigada por microaspersão.

Participarão da banca examinadora os professores doutores Raimundo Nonato Távora da Costa da UFC, José Crispiniano Feitosa Filho da UFPB, José Antônio Frizzone da ESALQ/USP, e Hugo Orlando Carvallo Guerra, da UFCG.

Após a defesa, o Programa estará comemorando “este momento de grande importância para a Engenharia Agrícola da Região Nordeste e em particular para todos que fazem este segmento dentro da Universidade Federal de Campina Grande”, comentou o professor Hans Raj Gheyi, coordenador do Programa de Pós-Graduação da Engenharia Agrícola, quando será oferecido um coquetel para os participantes e representantes dos órgão de imprensa de Campina Grande. Segundo o professor Hans, este curso de pós graduação detém um conceito de classificação 05 emitido pela CAPES, numa escala que vai até 07, sendo esta a máxima classificação atribuída até o momento em todo o País para qualquer curso de Pós Graduação em Engenharia Agrícola.

A Pós Graduação em Engenharia Agrícola da UFCG conta hoje com um efetivo de 24 docentes permanentes e 130 dicentes matriculados nos cursos de Mestrado e Doutorado. Desde a sua criação em 1987 já foram defendidas 259 dissertações de mestrado nas das nas áreas de Armazenamento, Construções Rurais e Irrigação e Drenagem.

A Unidade de Engenharia Agrícola também edita a  conceituada Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental – AGRIAMBI, classificada como “A Nacional” pela CAPES, ancorando publicações técnico - científicas nas áreas de Engenharia de Irrigação e Drenagem, Manejo de Água e Solo, Meteorologia e Climatologia Agrícola, Armazenamento e Processamento de Produtos Agrícolas, Gestão e Controle Ambiental, Construções Rurais e Ambiência, Máquinas Agrícolas e Energia na Agricultura.

Telefone para contato (83) 3310.1055.


Data: 17/02/2006