Estados têm 15 dias para sugerir mudanças no programa de inovação do ensino médio

As secretarias estaduais de Educação que quiserem participar da elaboração da portaria que definirá as regras para o programa Ensino Médio Inovador, do Ministério da Educação (MEC), têm 15 dias para enviar suas sugestões

O projeto pretende mudar a organização curricular e das escolas de ensino médio público do país. Em princípio, 100 escolas que apresentarem propostas de inovação receberão financiamento do ministério.

O prazo de consulta foi aberto nesta quarta-feira, dia 9, após encontro do ministro da Educação, Fernando Haddad, com os secretários estaduais, no Rio de Janeiro.

O projeto foi aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em agosto e a ideia é que comece a funcionar já em 2010. Após a publicação da portaria, que deve ocorrer logo que termine o prazo para o envio de colaborações dos estados, as secretarias terão dois meses para apresentar seus planos de ações pedagógicas (PAP).

O ministério traçou algumas diretrizes que devem constar nos projetos de inovação. Entre elas está a ampliação da carga horária de 2,4 mil para 3 mil horas/ano e uma reforma organizacional do currículo.

O atual modelo da grade curricular, dividido em 12 disciplinas tradicionais, será reorganizado em quatro eixos mais amplos (trabalho, ciência, tecnologia e cultura) para incentivar a interdisciplinaridade. O documento, que contém essas orientações está disponível, no site do MEC.

O PAP deve trazer uma análise da situação das escolas, plano de trabalho, programa orçamentário, números de escolas e de estudantes previstos para participar da experiência. Também será necessário estabelecer metas a serem alcanças, como a redução das taxas de reprovação e evasão.

(Amanda Cieglinski, da Agência Brasil)

Data: 10/09/2009