Professor da UFCG participa do Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste

Evento acontece até sexta-feira, 11, na UFRPE

Instabilidade, desigualdade e desemprego são alguns dos temas que o professor Roberto Veras de Oliveira, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), está debatendo no Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste, que acontece até sexta-feira, 11, no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos.

O evento é coordenado pela Fundação Joaquim Nabuco e apresenta 30 Grupos de Trabalho (GTs), cada um organizado em três sessões com cinco apresentações e dois painéis, para expor os resultados de pesquisas de 50 programas de pós-graduação de várias instituições de ensino.

O GT do professor Roberto Veras vai discutir questões ligadas a trabalho e emprego, mais especificamente nas regiões mais periféricas do Norte e Nordeste. Para ele, as formas de trabalho estão se tornando cada vez mais flexíveis e precárias. “Além disso, a vontade de entrar mais cedo no mercado de trabalho muitas vezes gera atitudes precipitadas dos jovens, que deixam de buscar qualificação”, disse.

“Muitas vezes o jovem não encontra oportunidades, e as que aparecem normalmente são muito desqualificadas do ponto de vista salarial e de condições de trabalho. Ele tem que se inserir precocemente no trabalho e a família toda é desestabilizada por essa situação”, comentou.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG, com dados da Rede Globo Nordeste)

Data: 09/09/2009