UFCG participa do Chip On The Dunes 2009

Evento foi encerrado nesta quinta, dia 3, em Natal

Uma comitiva da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) participou, entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, em Natal, RN, do Chip On The Dunes 2009, evento internacional que congrega três simpósios na área de micro e nanoeletrônica: o 24th Symposium on Microelectronics Technology and Devices - SBMicro 2009, o 22nd Symposium on Integrated Circuits and System Design - SBCCI 2009 e o 8th Microelectronics Students Forum - Sforum 2009.

Dois professores e quinze alunos, entre graduandos de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, mestrandos e doutorando da UFCG, que fazem parte do programa federal Brazil-IP, participaram do evento. A equipe Brazil-IP/UFCG, coordenada pelo professor Dr. Elmar Melcher, levou para o SBCCI o projeto de Verificação de Identidade Vocal (SPVR).

No evento foram apresentados trabalhos científicos inéditos de pesquisadores nacionais e internacionais, palestras, seções de posters e painéis técnicos, entre eles o trabalho "Function Verification of Power Gate Design in SystemC RTL" de autoria de George Silveira (UFCG), Alisson Vasconcelos Brito (UFPB) e Elmar Melcher (UFCG), assim como discussões de caráter político-organizacional da área, exposição industrial e workshops por profissionais de renome internacional.

Na ocasião, o Brazil Semiconductor Intellectual Property- Brazil-IP se destacou com ampla participação das instituições de ensino vinculadas ao programa. O programa do governo federal é formado por 16 universidades, entre elas federais, estaduais e particulares, com projetos de circuitos digitais e analógicos. São elas: UFCG, UFPE, UNICAMP, UFPB, UFRN, UEFS, UFC, UFS, UFPA, UFMS, UNIFEI, UNESP, UNIPAMPA, UNIVALI, UFSC, UFSM. O programa que hoje é reconhecido internacionalmente tem como coordenador e gerente técnico o professor da UFCG, Elmar Kurt Melcher.

O Chip On The Dunes tem como objetivo despertar e estimular o interesse da comunidade para a microeletrônica, e colaborar para o aperfeiçoamento dos profissionais deste segmento, que hoje serve de base tecnológica para diversos setores da economia e ciência no Brasil e no mundo.

O evento teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN).

(Eufrásia Ribeiro - LAD/UFCG - Brazil IP/LINCS)

Data: 04/09/2009