Manifestantes reivindicam instalação da UFCG em Santa Luzia

Mobilização contou com a participação do reitor Thompson Mariz

Uma manifestação em prol da instalação de um pólo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Santa Luzia, no Sertão paraibano, tomou as ruas da cidade na manhã desta sexta-feira, 4. A mobilização, que reuniu estudantes, professores, segmentos religiosos, universitários, escolas públicas e privadas, além da classe política local, contou com a participação do reitor Thompson Mariz.

“Sou um defensor da interiorização do ensino superior e, portanto, não poderia deixar de me solidarizar com esta justa reivindicação”, afirmou Mariz, adiantando que a unidade seria uma extensão do campus da instituição em Patos e beneficiaria toda a região do Vale do Sabugi.

O reitor explica, entretanto, que para a instalação do almejado pólo universitário, será necessário um esforço conjunto de todas as lideranças da região, de forma suprapartidária. “Mais do que verbas, é preciso assegurar junto ao Governo Federal a criação de vagas docentes específicas”, disse.

Ao longo do mês de setembro, uma comissão de mobilização social, formada por vários segmentos sociais, irá percorrer as cinco cidades do vale do Sabugi: São Mamede, Junco do Seridó, Várzea, São José do Sabugi e Santa Luzia, para debater a instalação da UFCG na região.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 04/09/2009