Seminário internacional irá comemorar 30 anos de cooperação francesa com a UFCG

Evento será realizado de 22 a 25 deste mês no auditório da FIEP, em Campina Grande

Comemorando os 30 anos da intensa cooperação acadêmica franco-brasileira em torno da questão rural na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), será realizado de 22 a 25 deste mês, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), em Campina Grande, o Seminário Internacional Desenvolvimento Sustentável e Territórios Rurais: Desafios para a Ação Pública.

O evento, que é chancelado pela Coordenação Binacional do Ano da França no Brasil, permitirá tratar dos desafios enfrentados pelo meio rural para articular dimensões social, econômica, ambiental e cultural do desenvolvimento sustentável, “num contexto onde o meio rural tem que responder a muitas questões: segurança alimentar, combate à pobreza e proteção do meio ambiente”, diz o coordenador Márcio Caniello.

Durante o evento serão promovidas mesas-redondas temáticas sobre os diferentes componentes do desenvolvimento sustentável territorial e organizada uma sessão de pôsteres. Os palestrantes serão cientistas e técnicos do desenvolvimento territorial do Brasil e da França e de outros países da América Latina.

Parceria de longa data

Caniello explica que a cooperação entre instituições francesas de ensino e pesquisa e a UFCG é bastante antiga, destacando-se os diversos acordos e convênios estabelecidos com o atual Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, fundado em 1977 como curso de Mestrado em Sociologia Rural, no então Campus II da Universidade Federal da Paraíba.

“Foi deste curso o primeiro projeto aprovado na área de Ciências Sociais no âmbito do acordo Capes/Cofecub, assinado entre os governos brasileiro e francês em 1978. O convênio, firmado com a Universidade Paris X, foi sucessivamente renovado por cerca de 20 anos, até que a Capes redefiniu as regras e normas do acordo, vedando novas renovações”, observou.

A partir de então a cooperação foi mantida por meio de um acordo firmado entre a UFCG e o Centre de Coopération Internationale em Recherche Agronomique pour le Dévelopment (Cirad) e, posteriormente, por um novo Convênio Capes/Cofecub, firmado em 2004 entre a UFCG, UFSC, o Institut National de la Recherche Agronomique (INRA) e a Universidade de Tours.

Veja aqui a programação do evento.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 02/09/2009