R$ 19 milhões vão para 414 programas e projetos selecionados

Recursos estarão divididos em quatro linhas de ação

Recursos totais de R$ 19,2 milhões serão destinados, até o próximo ano, a 414 programas e projetos de extensão universitária. A seleção coube aos ministérios da Educação, da Cultura e do Trabalho e Emprego e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Serão contempladas com verbas públicas do Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext) propostas apresentadas por instituições federais de educação superior — universidades federais, estaduais e municipais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia que ofereçam cursos superiores.

Os R$ 19,2 milhões estarão divididos em quatro linhas de ação — educação, desenvolvimento social e saúde terão R$ 12,2 milhões para distribuir entre 262 propostas; gestão cultural, economia da cultura e desenvolvimento das linguagens artísticas, R$ 3 milhões para 62 atividades; preservação do patrimônio cultural brasileiro, R$ 1 milhão para 23 propostas; trabalho, emprego, incubação de empreendimentos econômicos solidários, R$ 3 milhões para 67 propostas.

A partir de agora, as instituições devem aguardar comunicado da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação sobre o valor exato aprovado para cada programa e projeto. Em seguida, encaminharão à Sesu os planos de trabalho e os termos de referência, nos quais serão especificados itens como equipamentos a serem adquiridos para a execução do projeto e cronograma a ser cumprido.

O plano de trabalho e o termo de referência devem ser enviados para o Sitema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj) e também pelos Correios, para Ministério da Educação, Secretaria de Educação Superior, Coordenação-Geral de Relações Estudantis. Esplanada dos Ministérios, bloco L, sala 318. CEP 70047-900, Brasília, DF.

A proposta do Proext é melhorar as condições de gestão das atividades acadêmicas de extensão das instituições de educação superior públicas e estimular o desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes. O limite de recursos é de R$ 100 mil para os programas e de R$ 30 mil para os projetos. A execução deve ocorrer em até 15 meses. A data-limite é 31 de dezembro de 2010. Os recursos provêm dos orçamentos dos três ministérios e do Iphan.

(Ionice Lorenzoni  - MEC)

Data: 31/08/2009