UFCG é a sétima melhor universidade do Nordeste, aponta indicador do MEC

IGC foi divulgado nesta segunda, dia 31.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) permanece entre as 10 melhores do Nordeste, ocupando a sétima posição, de acordo com o IGC (Índice Geral de Cursos da Instituição), divulgado pelo MEC nesta segunda-feira, 31. A UFCG obteve nota 291, enquanto que a primeira na região, a UFPE, ficou com 347. Ao todo, 2.001 universidades, centros universitários e faculdades brasileiras tiveram seu IGC divulgado, em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).

O IGC é um indicador de qualidade de instituições de educação superior que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado).

No que se refere à graduação, é utilizada para cálculo do IGC a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da instituição, que tem como base o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno e variáveis de insumo – corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógico. Quanto à pós-graduação, o IGC utiliza a Nota Capes.

O IGC de cada instituição de ensino superior do Brasil foi apresentado pela primeira vez no ano passado e será divulgado anualmente pelo MEC. O IGC 2007, divulgado no ano passado, compreende todos os cursos das instituições avaliados pelo Enade dentro do triênio 2005-2006-2007. O IGC 2008 atualiza as informações de cada instituição, dentro do triênio 2006-2007-2008.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG, com dados do MEC)

Data: 31/08/2009