topo_cabecalho
Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) apóia projetos de cooperação na área da biodiversidade

Brasileiros que passaram por universidades alemãs, bem como demais interessados que correspondam ao perfil do público-alvo, devem articular-se com (potenciais) parceiros na Alemanha para participar da iniciativa

 

O recém-lançado pacote "Qualitätnetz Biodiversität" (Rede de Qualidade Biodiversidade), do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico - DAAD, fomentará universidades alemãs que cooperam com instituições de ensino superior (IES) de países em desenvolvimento, inclusive o Brasil, para a conservação e pesquisa da biodiversidade.

As verbas serão destinadas a fomentar basicamente três metas: a) o intercâmbio científico sobre a biodiversidade entre alumni (ex-estudantes, ex-professores e ex-pesquisadores) de universidades alemãs, bem como a criação e fortalecimento de redes especializadas nos países em desenvolvimento; b) a melhoria estrutural e sustentável do ensino, da pesquisa, da prestação de serviços e da gestão da biodiversidade em IES em países em desenvolvimento; c) preservar o conhecimento autóctone sobre a biodiversidade nos países em desenvolvimento, assim como dar aplicabilidade a ele e gerar conjuntamente novos conhecimentos.

Cientistas e alumni de IES alemãs, sobretudo das áreas de ciências florestais, agrárias, ambientais e naturais e da biologia especificamente, bem como outros profissionais atuantes na conservação de recursos naturais de países em desenvolvimento, formam o público-alvo.

O prazo para apresentação de projetos nos módulos de parcerias entre instituições de ensino superior e de eventos para aperfeiçoamento de alumni encerra-se em 31 de outubro, enquanto os módulos de viagens para estruturar cooperações e de programas de consultoria não possuem prazo. Os projetos podem ser fomentados por até quatro anos, a partir de janeiro de 2010.

Alumni brasileiros de universidades alemãs, bem como demais interessados da área no Brasil que correspondam ao perfil do público-alvo, devem articular-se com (potenciais) parceiros na Alemanha para participar desta iniciativa, pois somente IES alemãs podem requerer o fomento para os projetos.

Mais informações (somente em alemão):
www.daad.de/entwicklung/hochschulen/zusammenarbeit/biodiversitaet/10105.de.html

DAAD

A organização fomentou em, 2008, 57.514 alemães e estrangeiros, graças a um aumento de 23 milhões de euros em suas verbas. No total, o orçamento contou com 303,9 milhões de euros, distribuídos na forma de bolsas a estudantes, docentes, cientistas e artistas, bem como de subsídios para a internacionalização das universidades.

No ano passado, o leque de programas de bolsas e fomento do DAAD ganhou 26 novos programas, dentre eles o PPGG de pós-graduação em políticas públicas e boa governança, no qual brasileiros conquistaram mais de 20% das bolsas oferecidas a estudantes da América Latina, Ásia e África.

No Brasil, o novo diretor do Escritório Regional do Rio de Janeiro, Christian Müller, tomará posse em setembro. Em 24 de outubro, o DAAD realizará sua tradicional feira "Estudar e Pesquisar na Alemanha" em São Paulo, com representação de várias universidades alemãs, entre elas as universidades de excelência TU Munique e U Göttingen.

 

(Informações da Assessoria de Comunicação do DAAD)


Data: 28/08/2009